Hospital Regional se manifesta sobre denúncia

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) esclarece que não procede, de modo algum, a informação divulgada pelo jornal “O Impacto”, na matéria “Esgoto do Hospital Regional contamina bairro”. Informa, também, que o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) contempla uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) dentro da área do hospital, responsável pelo tratamento de todo o resíduo líquido gerado pela unidade.
A estação faz com que o esgoto passe por quatro processos de tratamento: o primeiro separa a água do óleo; o segundo e o terceiro fazem a separação dos micro-organismos; e o quarto processo mata todos os micro-organismos restantes. E, antes de a água ser despejada da rede pluvial, análises laboratoriais são realizadas para comprovar que o líquido está descontaminado.
O HRBA também reforça que realiza periodicamente análises físicas, químicas e microbiológicas, comprovando a segurança do processo, totalmente de acordo com a legislação ambiental vigente. Por fim, a distância entre o último ponto de saída da água do hospital até as proximidades da rua João Paulo II é de 1,7 quilômetro.
JOAB FERREIRA
Jornalista – DRT 2664/PA