Cemitérios e túmulos históricos atraem turistas em Santarém
Repletos de obras de arte que retratam a sociedade ao longo dos anos e sepulturas de personagens importantes da música, arte e política, os cemitérios centrais de Santarém estão se consolidando como atrativos turísticos. A procura é grande e alguns já disponibilizam visitas guiadas voltadas a turistas e estudantes.
Para quem busca um roteiro alternativo nestas férias escolares, o Cemitério São João Batista, no centro de Santarém, é uma boa pedida. Inaugurado no século passado, o local abriga túmulos de grandes personalidades da história de Santarém. Lá, o visitante pode ver centenas de ricos mausoléus e sepulturas adornadas por esculturas e vários outros tipos de obras de arte. Para apreciar toda esta riqueza, são oferecidas visitas guiadas gratuitas durante a semana.
Quem visita o cemitério São João Batista encontra ainda a identificação em vários túmulos de personalidades da história de Santarém. Por meio desse recurso, basta apontar o smartphone ou tablet na direção do mausoléu e tirar uma foto.
Ainda em Santarém, o Cemitério de Nossa Senhora dos Mártires também oferece visitas guiadas durante a semana. O roteiro convida as pessoas a conhecerem a história e as obras de arte do local. O passeio é monitorado pelo administrador dos cemitérios centrais, Carpegiane Aguiar, responsável por acompanhar as pesquisas sobre o patrimônio artístico e histórico do local.
O cemitério de Nossa Senhora dos Mártires abriga sepulturas de personagens como o Barão de Santarém. Outros pontos que atrai o olhar dos turistas são imponentes mausoléus das famílias tradicionais de Santarém.
De acordo com Carpegiane Aguiar, das personalidades antigas da cidade, o tumulo do Barão de Santarém, próximo a Capela do Cemitério de Nossa Senhora dos Mártires se consolida como o mais visitado e mais procurado por turistas e estudantes. Entre os túmulos mais recentes, o da menina Luane Caroline, também lidera o número de visitas, no Cemitério de Nossa Senhora dos Mártires.
“Além deles existem outros túmulos antigos que também são bastante visitados. Quem mais visita são turistas e alunos de escolas fazendo pesquisas. Para visitar os cemitérios não tem burocracia, os portões são abertos ao publico a partir de 07h e vai até 18h, tanto para visita quanto para atendimento na administração”, informa Aguiar.
Fonte: RG 15/O Impacto