VIDAS HUMANAS E RIQUEZAS A SALVAR

Nunca o lema do Corpo de Bombeiros foi tão acertadamente utilizado quanto no dia do grandioso incêndio que ocorreu no centro comercial, mais precisamente, nas proximidades do mercado modelo, na tradicional loja Fim do Mundo.

No dia 25 de janeiro, do momento que escutei, na rádio, no início do programa do grande amigo e do comunicador Domingos Campos, para o, também, meu amigo e companheiro aqui do jornal O IMPACTO, Bena Santana, informar que as viaturas do Corpo de Bombeiros estavam chegando no local, não tinha se passado cinco minutos, Tal a presteza com o atendimento pelos “soldados do Fogo”. Acompanhei todo o andamento dos trabalhos, pelo rádio e pela TV que de imediato entrou no ar e ficou dando o flash para a população santarena acompanhar essa tragédia.

Embora com toda a destreza, profissionalismo, dedicação, coragem, exposto ao sacrifício da própria vida, encontraram algumas dificuldades, para debelar o fogo com mais rapidez.

Mesmo assim, apareceram alguns incompreensíveis, dizendo que o bombeiro tinha que voltar para encher os carros pipa, no quartel e tecendo algumas conjecturas. Imbecis!

Com esse incêndio, porque me parece que já foi o segundo ou terceiro nesta mesma área do comércio popular de Santarém veio à tona alguns problemas que Santarém, como uma cidade de porte médio precisa não ter que enfrentar.

Um deles. A falta de Hidrante, (os americanos quando construíram Belterra instalaram lá!!) que por sinal, nenhum prédio público municipal, tem. A prefeitura, a Câmara Municipal, o Mercadão 2000, por conseguinte, creio que nenhum prédio de secretarias, por exemplo e, por tabela, o centro comercial e o restante da cidade de Santarém, também, não tem. Logo estamos expostos a esse perigo, que na época do verão é mais amiúde.

Espera-se que os inteligentes mandatários e representantes do povo, no Legislativo Municipal, aproveitem essa tragédia para tirar lição e exemplo para evitar que outras venham acontecer e seja combatida com o mesmo ardor, mas sem os equipamentos necessários para o melhor desempenho da corporação em sua luta contra, principalmente os incêndios.

O Corpo de Bombeiros é órgão estadual, sim. Mas os nossos representantes podem chegar junto ao Governo estadual e exigir melhorias de equipamentos e de recursos humanos para os nossos heróis anônimos.

Tomei conhecimento que a Associação Comercial e Empresarial de Santarém está articulando uma reunião com os demais setores do Município para ver essa questão da prevenção de incêndio, na Cidade de Santarém. Muito louvável! Agora resta cobrar acintosamente. Até para os que tem poder de decisão e de influência nos mais altos escalões do governo, venham a cumprir, e não deixar “empurrar com a barriga”. Desastres desse tipo, não avisam e nem marcam data e podem acontecer em Nova York, São Paulo ou Santarém.

Parabenizo, também, a atuação da Defesa Civil de Santarém, (que só se vê e ouve falar na época da enchente. Já não se vê o mesmo na época da seca). Estive no local e vi a participação ativa dos liderados pelo amigo Darlisson Maia. E gostei da participação e da solidariedade popular. Demonstrando que o povo de Santarém é um povo que além de acolhedor, amigo, solidário, é nota 10! PARABÉNS AO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ – GRUPAMENTO DE SANTARÉM .

==========================

Hoje no FLUMINENSE tem a melhor SEXTA DA SAUDADE, com duas atrações. Agora a partir das 10 da noite. JOSÉ MARIA ALHO e seu teclado, e logo após BANDA STILLUS, DELSON, CAETANO E A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DA CANTORA LÍCIA MARA. Não perca! Agora é a partir das 10 da noite.

==========================

E ATENÇÃO TORCIDA DO FLUMINENSE, a partir da 4ª feira, dia 03 de fevereiro, a Concentração da TORCIDA TRICOLOR DE SANTARÉM, será na sede do Fluminense, O TRICOLOR da Presidente Vargas, entre a 7 de setembro e Moraes Sarmento, para assistir aos jogos do CARIOCÃO e os demais jogos do Tricolor Carioca. Vá lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *