Forças da Colômbia e da Venezuela trocam disparos na fronteira
Integrantes da polícia da Colômbia e do Exército da Venezuela trocaram tiros no sábado (30) à noite num rio na fronteira entre os dois países, quando militares venezuelanos perseguiam um grupo de canoeiros. Segundo a chancelaria colombiana, que divulgou o incidente neste domingo (31), não houve vítimas.
A troca de tiros aconteceu no rio Arauca, em frente à aldeia colombiana de Arauquita, que faz fronteira com o Estado de Apure (região oeste da Venezuela).
“Uma patrulha fluvial da Força Armada Nacional Bolivariana perseguiu canoeiros até a margem colombiana do rio Arauca, o que provocou uma troca de disparos com a polícia, que não deixou feridos”, disse o comunicado da chancelaria.
“Desde a noite de ontem [sábado], o governo nacional investiga o caso e já entrou em contato com as autoridades venezuelanas para esclarecer as circunstâncias e adotar as medidas que se fizerem necessárias”, acrescentou a nota do ministério.
Desde agosto, várias passagens ao longo da fronteira de 2.219 km entre os dois países estão fechadas por ordem do governo de Nicolás Maduro –segundo a Venezuela, a intenção é conter o contrabando e a presença de paramilitares colombianos em território venezuelano.
No final de setembro, após uma crise diplomática, Maduro e seu colega colombiano, Juan Manuel Santos, comprometeram se a normalizar a situação na fronteira, mas as restrições da Venezuela continuam em vigor.
A Colômbia já havia denunciado, depois do fechamento de parte da fronteira, violações de seu espaço aéreo e invasão de seu território por parte de militares venezuelanos.
Fonte: Folha