Forças Armadas contribuirão no dia “D” de combate ao mosquito Aedes Aegypti
Uma reunião envolvendo a Prefeitura de Santarém e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) definiu, na sexta-feira, 12, a estratégia de atuação das instituições para o dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, que será realizado durante todo o dia deste sábado, 13, em diversos pontos da cidade. A ação terá a participação do efetivo do 8º BEC (Exército), Capitania Fluvial (Marinha) e Aeronáutica, Prefeitura de Santarém, com Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e servidores da área de endemias do Estado.
O dia D, que será realizado em todo o Brasil, terá como foco central esclarecer à população as formas de prevenção ao mosquito e saber quais são os principais sintomas das doenças e o tratamento. De acordo com o comandante do 8º BEC, Tenente Coronel Carlos Elízio Santiago Nery, a instituição terá a colaboração de 540 servidores, entre militares e civis.
Além desta ação, o prefeito destacou que já está sendo discutida com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), uma atividade específica para limpeza de áreas e retirada de entulho, que possa facilitar a reprodução do mosquito.
O Dia D terá pontos para esclarecimentos e panfletagens: Mercadão 2000, Centro Comercial, Praça Monsenhor José Gregório (em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição), e o Paraíso Shopping Center e Rio Tapajós Shopping.
O Município estará representado com aproximadamente 300 servidores, entre Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Eles farão visitas domiciliares nos bairros: Amparo, Santarenzinho, São Cristóvão, Elcione Barbalho, Nova Vitória, Maracanã, Maracanã I, Aldeia, Fátima, Laguinho, Salé, Centro, Santa Clara, Aparecida, Jardim Santarém, Diamantino, Interventoria, Matinha, Ipanema, Santana, Santíssimo, Maicá, Mararu, Vigia e Santo André.
RG 15 / O Impacto com informações de ASCOM/PMS