Coluna Impacto

c01MORTE DE JORNALISTA

Ele lutou bravamente, mas depois de muito empenho da equipe médica, o jornalista Francisco Amaral (foto) não resistiu e faleceu vitimado por infarto fulminante. Amaral chegou por volta do meio dia de segunda-feira (22) em busca de tratamento no Hospital Municipal de Itaituba, mas mesmo sendo reanimado por várias vezes, por volta das 20 horas morreu. Francisco Amaral, que era editor do Jornal Folha do Oeste e também presidente da Associação de Tambaquis de São Luiz do Tapajós, foi velado pela noite e período da manhã no plenário da Câmara Municipal, quando colegas da imprensa e diversas outras pessoas incluindo parentes estiveram participando do seu velório. Na terça-feira foi levado para Santarém, onde foi sepultado mais próximo dos seus parentes. Ele estava radicado em Itaituba há muitos anos e era natural da cidade de Belterra. A morte de Francisco Amaral deixou profunda tristeza entre seus colegas de imprensa que dias antes estiveram em São Luiz do Tapajós numa confraternização esportiva com apoio e participação do jornalista. (Texto de Nazareno Santos).

ZONA AZUL PARA TRÂNSITO

O vereador Ronan, em contato com a coluna, falou sobre a organização no trânsito em nosso Município. “A rotatividade ao trânsito do Município através do projeto Zona Azul, que é implementado em diversos municípios de nosso País, faz com que se facilite o estacionamento das pessoas que vão ao centro comercial, que gira como centro de fomento, mas, também, emprega centenas de pessoas”, disse Ronan. Um dos exemplos dado pelo Vereador foi o mercado modelo onde os comerciantes do local reclamam por não ter estacionamento apropriado para os clientes que ali frequentam. É importante que o Município pense, a Câmara de vereadores discuta, pois já se tem um Projeto de Lei. O trânsito no Município tem sido caótico, é importante que tenha uma organização para que possamos evitar não só queda no desenvolvimento, mas, também, vidas que vem sendo ceifadas, pois a população precisa de atenção.

c02EFEITO IMPACTO

Um dia depois do Jornal “O Impacto” denunciar os riscos à saúde pública de centenas de moradores do bairro da Floresta, ocasionados por lixões a céu aberto, principalmente nas ruas Maravilha e Pau-Brasil, a Seminfra realizou um mutirão de limpeza, no sábado, 20, nos pontos críticos de acúmulo de sujeira. Fazendo parte do plano de ação da Prefeitura para combater os focos do mosquito Aedes aegypti, os servidores da Seminfra realizaram trabalho de limpeza do chamado material inerte (entulhos), no bairro da Floresta e outros pontos da grande área da Nova República. O trabalho foi realizado em parceria com a Associação de Moradores do Bairro da Floresta e terá continuidade em outros bairros da cidade, apontados pelo último boletim epidemiológico da Divisa, como de médio e alto risco para infestação do mosquito.

CARTA DE UM LEITOR INDIGNADO

“Caro redator desse jornal, como cidadão brasileiro, mas com uma certa desconfiança de que a minha cidade, onde nasci, fica fora do Brasil, eu estou pedindo um esclarecimento, de alguma autoridade competente, se que existe aqui em Santarém, se é possível ou se é normal esse aumento abusivo de combustível nos postos de gasolina quase toda semana. Eu falei que minha cidade fica fora do Brasil, porque é o único lugar que o combustível aumenta dessa maneira. Falei fora do Brasil inconscientemente, é que nos outros países o combustível não chega a dois reais o litro. Por isso, senhor redator, eu peço a vocês uma resposta. Eu estou me sentindo como se fosse um idiota de aceitar calado que esses monopólios se estabeleçam aqui em Santarém, para nos assaltar, porque eu fiquei sabendo por fontes fidedignas que o combustível em vários postos estão irregulares, ou seja, estão usando 70 ou 80% de álcool e o restante é gasolina. Agindo assim, os veículos consomem mais rápido o combustível, em vez do carro fazer 8 ou 10 km por litro, faz somente 5 ou 6 km. É aí que vem minha pergunta: Os órgãos públicos fiscalizadores aqui da nossa cidade só existem para receberem salários altíssimos? Pois, em outros lugares estão fiscalizando e multando esses malfeitores. Quero dizer que apesar de vivermos em um País sem moral e respeito pelo consumidor e contribuinte, eu exijo respeito a todos os condutores de veículos dessa cidade. Obrigado senhor redator. Assinado: Pessoas honestas de Santarém”.

c03BELTERRA

PSDB reúne com lideranças partidárias – Na última segunda feira, 22, o presidente do PSDB, professor Ulisses Medeiros, reuniu com presidentes de outras agremiações, entre os quais; Neilton – PSD, Elivan Almeida – SD, Adriano Amaral e Alexandre Pantoja – PPS. Presenças marcantes do advogado Tabajara, jornalista Edilson Patrocínio, professor Davirlei Sampaio, Auseni Monteiro e Dr. Benjamin, ambos do PSDB. A principal pauta foi a formatação do chamado – Grupão – que visa a disputa política pelo Poder Executivo municipal, do próximo mês de outubro. O prefeiturável Ulisses Medeiros disse que almeja direcionar o grupo de forma leal e democrática, na busca da indicação do nome de seu companheiro de chapa e que conta com apoio incondicional do governador Simão Jatene.

RETOQUES

Visando agilizar o recadastramento biométrico em Santarém, um ônibus do TRE/PA será disponibilizado para atender áreas consideradas de baixa procura, para que a meta de recadastramento possa ser alcançada. O veículo dispõe de equipamentos com comunicação via satélite, e vai permanecer em Santarém de 29 de fevereiro a 26 de março, em oito pontos estrategicamente definidos. * Durante todo este mês de fevereiro a área da Saúde promove a campanha “Fevereiro Roxo”, a fim de incentivar as pessoas a fazerem exames e preventivos contra o mal de Alzheimer. * A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), SESPA e Fit/Unama promove até o dia 1º de março o Projeto “HRBA na escola, todos contra a dengue”, uma iniciativa para mobilizar a população, em especial alunos em idade escolar, no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. * Vereadora Marcela Tolentino (SDD) anunciou na tribuna da Câmara, na segunda-feira, 24, que é pré-candidata à prefeitura de Santarém. * Governo do Estado não está pagando o piso nacional dos professores por má vontade, pois recurso tem. Diante da situação, já se articula a realização de outra greve. Quem sai prejudicado nisso tudo é o aluno, que fica sem estudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *