Bispo de Santarém diz que mulheres devem ser valorizadas e reconhecidas

Bispo Dom Flávio Giovenale
Bispo Dom Flávio Giovenalle

Dom Flavio Giovenalle, bispo diocesano de Santarém, convidado especial da Câmara, nesta terça-feira, 08/03, ao deixar uma mensagem às mulheres pela passagem de seu dia, destaca que todas possam ser valorizadas e reconhecidas com dignidade, respeitadas e protegidas, pois lamenta que a violência contra a mulher não esteja diminuindo. Dom Flavio deseja que as mulheres sejam abençoadas, tratadas com respeito e carinho que elas merecem.
Pede que possam ocupar mais espaços, na sociedade, na igreja, na família e até mesmo dentro dos seus corações. “Porque ainda há mulheres que não se valorizam e se acham inferiores em relação a outras ou aos homens”, chama a atenção.
Como políticas públicas o bispo ampara a defesa da mulher, que os salários delas sejam iguais ao dos homens, quando trabalha na mesma empresa e exerçam a mesma função. “Pede que as mulheres não sejam injustiçadas e defende também a proteção a saúde integral da mulher, que possam ser amparadas desde criança, até a fase adulta e idosa”, concluiu.
Ana Pedroso Peixoto, ativista e líder comunitária na região do Eixo Forte, moradora da comunidade São Brás, disse ser para ela uma honra as mulheres se destacarem principalmente nas lutas sociais, que esclarece envolver questões políticas, religiosas, educacionais e todos os temas ligados ao meio social.
De acordo com Ana Peixoto, mesmo com as atividades diversificadas exercidas pela mulher, acredita que o que está faltando ainda é mais valorização do gênero feminino. Disse entender que ainda há momentos em que a mulher é menosprezada, discriminada.
Segundo ela, na sua atuação de ativista social e de liderança comunitária na região do Eixo Forte, tem percebido o que ela identifica como machismo. Ou seja, alguns homens tentando inibir as atividades das mulheres. O que a faz concluir, que ainda falta mais valorização da mulher, principalmente por parte dos homens.
Para a jornalista Daniele Gamboa Munhoz, que também foi uma das homenageadas, é perceptível como a mulher tem crescido nesse campo de atuação profissional, mostrando que tem potencial e se profissionalizando. Para ela, isso é um reflexo positivo do que a mulher tem buscado.
A jornalista entende que com isso todo mundo ganha e admite ser muito bom poder representar a todos os colegas da área da comunicação, destacando em seguida que a mulher tem ganhado espaço em todas as áreas com seu estilo guerreiro, merecendo os bons resultados obtidos até agora.
Para Daniele Gamboa ainda falta um nivelamento de igualdade entre homens e mulheres, principalmente em termos de qualificação e de oportunidades. “A mulher tem tido as oportunidades, mas ainda falta melhorar, com certeza”, avalia.
Sobre o espaço de trabalho, ela entende que tem aumentado, mas ainda falta melhorar a qualidade de quem emprega e de quem produz. Pediu a todas as mulheres que continuem sonhando, acreditem nos sonhos e lutem por eles.
Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *