Polícia Federal prende homem acusado de crime ambiental
Cumprindo mandado, a Polícia Federal realizou a prisão de uma pessoa, de pré-nome Silas, acusado de desmatamento e crime ambiental. O mandado foi cumprido por volta de 17 horas desta terça-feira(29). Segundo informações da PF, Silas já foi encaminhado para a Penitenciária de Cucurunã.
A denúncia sobre o crime ambiental foi feita com exclusividade pelo jornal O Impacto, onde a pessoa acusada estava usando um trator para desmatar uma área na região do Eixo Forte. Na ocasião, o trator foi apreendido pelo Ibama.
ENTENDA O CASO: Uma grave denúncia foi encaminhada à nossa redação informando sobre o uso de um trator para fazer limpeza e desmatamento de um terreno em uma comunidade localizada na rodovia Everaldo Martins (PA-457), que liga Santarém ao balneário de Alter do Chão. Informações que nos foram repassadas são de que o trator pertence à Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (Semap) e estava sendo usado no desmatamento.
O caso foi denunciado ao Ibama, onde os fiscais foram no local e autuaram o proprietário do terreno que estava sendo desmatado sem autorização, bem como apreendeu o trator, que foi levado para o pátio da instituição federal.
Em contato com um advogado, ele informou que a pessoa que estava utilizando o trator poderá ser acusada por crime de peculato, já que o uso indevido ou desvio dos bens públicos para fins particulares é crime previsto no Código Penal e também na Lei de Improbidade Administrativa.
Na ocasião, a Secretaria Municipal de Agricultura e Incentivo à Produção Familiar (SEMAP) encaminhou nota à nossa redação, esclarecendo que o trator nunca foi utilizado para uso particular. O trator estava sendo utilizado na recuperação de acesso aos ramais das comunidades Areia Branca e Bom Futuro, na região do Eixo forte, a pedido dos comunitários. Por se tratar de uma área de preservação ambiental o trator foi retido. Porém, a situação já está sendo resolvida pela Semap junto ao Ibama.
Procurado por nossa reportagem, o Ibama informou que a operação ocorreu sob comando da chefia de operações e, que constatada a irregularidade o trator foi apreendido. O Ibama adiantou que novas operações de combate a crime ambiental vão ocorrer nos próximos dias, na região oeste do Pará.
Fonte: RG 15\O Impacto