Governo cortará 4.000 cargos e funções

destaque-367940-governo2
Ministro do planejamento anuncia medida após reunião.

Após a primeira reunião ministerial, a equipe do presidente interino Michel Temer sinalizou que o deficit previsto na meta fiscal deve ser ampliado, anunciou série de cortes em cargos e funções e intenção de fazer um pente-fino em empresas estatais.

Em entrevista à imprensa, o novo ministro do Planejamento, Romero Jucá, disse que a intenção é rever a estrutura organizacional e a meta é um corte de 4.000 postos de trabalho e a simplificações de 51 denominações de cargos públicos até o final deste ano.

No encontro, o presidente interino pediu aos novo ministros que supram no máximo até 75% das funções gratificadas e cargos comissionados. Em seu primeiro discurso, o peemedebista já havia antecipado que tinha encomendado estudos para eliminar posições avaliadas por ele como “desnecessárias”.

“Em tese, fizemos uma reserva de espaço de 25% que depois será ajustado à necessidade de funcionamento. A meta fixada é de 4 mil postos”, disse Jucá. “Todas as empresas e todos os bancos estão sujeitos a esse novo ordenamento de comando que é simples e direto: gastar menos nos com ele e mais com a atividade de fim”, acrescentou.

Segundo o ministro, a meta fiscal enviada ao Congresso pelo governo Dilma Rousseff não prevê a queda de arrecadação, renegociação de dívidas estaduais e restos a pagar, o que deverá ser corrigido pelo governo interino. Eles não pretendem mudar o valor enviado pela gestão petista, mas vão inserir emendas que possibilitem a atualização do número nos próximos meses.

“Nós teremos certamente um déficit fiscal superior aos R$ 96 bilhões que estão no projeto do Congresso Nacional. O deficit é maior que esse número reconhecido pelo governo federal e isso deve ser fruto de discussão do projeto nacional”, disse o novo ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a máquina pública está em uma “situação emergencial” e há um deficit em torno de R$ 100 bilhões não contabilizado na proposta de meta fiscal.

“Em tempo de bonança, é feita uma previsão. Agora, precisamos ter medidas que correspondam. O partido que estivesse hoje no governo teria que adotar essas medidas para ter, até o fim do ano, condição de pagar salários”, disse.

Na reunião, Temer ordenou ainda que os retratos oficiais da presidente afastada Dilma Rousseff não sejam retirados de nenhum recinto da administração publica federal. A Folha de S.Paulo flagrou que, menos de 24 horas desde a saída da petista, servidores do governo interino já tinham retirado as fotos de salas e gabinetes.

“Ele entende que esse governo é transitório”, ressaltou o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Fonte: DOL

Um comentário em “Governo cortará 4.000 cargos e funções

  • 14 de maio de 2016 em 17:21
    Permalink

    INÉRCIA NA ECONOMIA

    ATENDENDO a convocação que todo povo terão de colaborar com o GOVERNO DO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO O CIDADÃO MICHEL TEMER, resolvi lhes enviar essa pequena proposta.
    INÉRCIA NA ECONOMIA: É massa e força respectivamente, e representa a propriedade de resistir aceleração a que se destina, a medida da INÉRCIA NA ECONOMIA, e quanto você quer causar em uma mudança de conceito de valores, por um modelo de ação.
    SE realmente vocês querem algo para alavancar a economia, eu tenho e outros devem ter também, ideias que servem para o BRASIL e outros PAÍSES.
    INÉRCIA NA ECONOMIA é o fermento que faz a massa crescer de baixo para cima atingindo todas as camadas mais próximas. QUERO lhes avisar que o fermento tem um tempo de validade para atingir tudo aquilo a que se destina.
    IMAGINE UMA CIDADE com cem mil habitantes em crise de desempregos, recebendo três mil salários em sua economia, é o começo de um novo folego em suas atividades.
    O VÁRIO DE IDEIAS é opção de escolha há que destino queira dar, ECONOMIA VERDE, DESIDRATADOR DE FRUTAS LEGUMES E TUBÉRCULO, ENERGIA LIMPA RENOVÁVEL, TORNAR RIOS E IGARAPÉS POTÁVEL, DOIS OU MAIS DESTINOS PARA O ESGOTO, O SUPERFILTRO PARA ÁGUA E AR RESIDENCIAL, E A MELHOR CARNE DO MUNDO SEM DROGA OU HORMÔNIO E COM MENOS TEMPO NO PASTO, quero dizer a todos que essas ideias é baseada em saúde a quem queira usá-lo. SÃO projetos que o MUNDO precisa, e não são caras, os funcionários 90% são assalariados.
    A SOCIEDADE PERGUNTA AOS MINISTÉROS DE MEIO AMBIENTE E PESCA por que os RIO DAS VELHAS E MOSQUITO que foram revitalizados por ONGS E UNIVERSIDADES DE RENOME tem dificuldade de produzir viveres, RIOS que foram ricos em viveres ou proteínas, o que está acontecendo?
    ACONÇELHO ao GOVERNO que se instala, convidar ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS E MERCADO VAREJISTA para darmos as mãos e seguir adiante.
    COMENTÁRIOS como educação, desaparecimento das proteínas, ministério de meio ambiente ainda vive, cop. 21 resiliências, propósito, intenção, economia verde.
    O PODEROSO DEUS ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA E LÁ NÃO TEM SACOLINHAS.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA O HOMEM.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *