Governo do Pará inaugura nova Delegacia da Mulher em Itaituba
O Governo do Pará vai inaugurar, nesta terça-feira, 23, a mais nova Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher do Estado, em Itaituba, sudoeste paraense. Localizada no bairro Floresta, a nova DEAM passará a contar com prédio próprio para atender especificamente casos de violação de direitos das mulheres nos municípios da região do Tapajós. A inauguração será realizada às 16 horas e contará com as presenças do secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, coronel Hilton Benigno, e da delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Christiane Ferreira, além de autoridades do município, políticos, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público e da sociedade civil organizada. Com investimentos do Fundo de Investimento em Segurança Pública do Pará (FISP) no valor de R$ 790,9 mil, o prédio foi completamente reformado para abrigar a nova Delegacia.
Segundo a titular da DEAM de Itaituba, delegada Leilane Reis, o prédio estava desativado há quase um ano e, nesse período, o atendimento estava sendo prestado no mesmo local, onde está sediada a Superintendência Regional do Tapajós e a Seccional de Itaituba. “O imóvel recebeu uma reforma completa com adaptações, e recebeu instalações, computadores e mobília novos”, detalha. A nova DEAM de Itaituba contará ainda com serviços agregados às mulheres prestados pelo Pro Paz.
O delegado Vicente Gomes, superintendente da Polícia Civil na região do Tapajós, ressalta que a nova DEAM passa a contar com uma nova viatura, como parte dos investimentos realizados no município. Segundo ele, o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher é uma das diretrizes do Governo do Estado, o que se reflete nos investimentos realizados na melhoria do atendimento prestado à mulher vítima de violência e a toda população. Com a criação da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), que faz parte da Polícia Civil, o Governo do Estado possibilitou atendimento diferenciado a pessoas em situação de vulnerabilidade, violência e discriminação social, como crianças, adolescentes, mulheres, idosos, LGBTs, entre outros. Além da fundação da DAV, a elevação do número de Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), em todo Estado, foi outro grande avanço. Em 2011, havia no Pará cinco DEAMs. Atualmente, existem 15 Delegacias da Mulher em todo Estado.
Em 2014, o Pará passou a contar com novas Delegacias para atender todas as regiões. Entre elas, foram inauguradas as novas Delegacias da Mulher de Soure, no Marajó; Capanema, no nordeste paraense, e Barcarena, no Baixo-Tocantins. Além das novas DEAMs, foram implantados cinco polos do Pro Paz Integrado, para prestar atendimento especializado, tanto às mulheres quanto às crianças e adolescentes, nas regiões de Santarém, oeste paraense; Tucuruí, sudeste do Pará; Altamira, no sudoeste; Paragominas, na região da rodovia Belém-Brasília, e em Bragança, região do Caeté, nordeste do Estado. Belém conta com o Pro Paz Mulher DEAM, que é referência nacional no atendimento de mulheres vítimas de violência e que presta atendimento a casos registrados na Região Metropolitana da capital.
Fonte: RG 15/O Impacto e Walrimar Santos