Criadores e Sindicato Rural traçam metas para combater roubo de gado na região do Ituqui
O Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) atendendo uma solicitação dos produtores rurais da região que compreende as localidades de Ituqui, Tapará, Lago Grande da Franca, Lago Grande de Monte Alegre, entre outras comunidades, realizou na manhã da última quarta-feira (25), nas dependências da entidade uma reunião com os representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, ADEPARÁ, Divisa, Câmara Municipal de Santarém e ainda representantes das comunidades acima citadas.
O encontro teve como finalidade debater e estabelecer ações de combate aos frequentes roubos de gado que vêm ocorrendo com maior incidência nos últimos meses. O Sindicato solicitou a presença das instituições para a consolidação de estratégias conjuntas e preventivas para solucionar o problema, visando resguardar o patrimônio particular e a integridade física dos moradores dessas áreas.
Na ocasião, as autoridades ouviram os relatos dos representantes das localidades e se comprometeram em intensificar as ações de combate ao roubo de gado, assim como as demais ações criminosas que por ventura possam a ocorrer.
No dia 19 deste mês, uma ação policial contra roubos de gado na comunidade São Benedito do Ituqui, terminou com troca de tiros e naufrágio de uma bajara, com cinco pessoas dentro, segundo informou a Polícia Militar. Três corpos, encontrados no sábado, 21, foram identificados como Natalino Lopes, de 22 anos, Elvio Correa Miranda, de 38 e Antonio Sousa da Silva, de 39 anos. Os corpos foram entregues paras as famílias fazerem o sepultamento.
No domingo, 22, o quarto corpo, identificado por Júlio César Horta Ferreira foi encontrado boiando nas águas do rio Amazonas. Um quinto corpo está sendo procurado por familiares.
O presidente do Sirsan, Reinaldo Rabelo destacou que o Sindicato Rural tem o objetivo de manter o diálogo com as autoridades que tem alguma competência sobre os fatos ocorridos e tentar achar possíveis soluções para coibir a prática de crimes. “Queremos saber das entidades públicas, qual a maneira que o sindicato poderia ajudar pelo menos a diminuir estes acontecimentos. O Sindicato dará todo apoio para estas autoridades realizarem seus trabalhos dentro da legalidade para que possamos coibir o roubo de gado na região”, garantiu.
Durante a reunião ficou definido que os esforços serão intensificados para que os proprietários que estejam sofrendo este tipo de violência possam procurar a delegacia e denunciar de forma imediata, para que as autoridades policiais possam agir e punir os criminosos.
Manoel Cardoso
RG 15 / O Impacto