Do balé para o tatame…nasce uma campeã do Karatê

Monã Rita Vianna de Oliveira, condutora da Tocha Olímpica em Santarém
Monã Rita Vianna de Oliveira conduzirá a Tocha Olímpica em Santarém

O jeito meigo e sorridente de Monã Rita Vianna de Oliveira escondem a força e a determinação da menina que anos 12 anos de idade, já acumula os títulos de: Campeã paraense kata e kumitê – 2014; terceiro lugar kata, no brasileiro – 2014 CKIB; segundo lugar kata e kumitê, na Copa Tapajos 2014; campeã de kata e segundo lugar no kumitê, brasileiro – 2015 CKIB; campeã de kata e terceiro lugar no kumitê, brasileiro – 2015 JKA; terceiro lugar de kumitê, no Sulamericano – 2015 JKA; e, segundo lugar no kumitê, brasileiro – 2016 JKA.

O desempenho de Monã em competições oficiais de Karatê a credenciaram para ser uma das condutoras da Tocha Olímpica no revezamento que acontece em Santarém, no próximo dia 17 de junho.

A paixão pelo katarê nasceu há pouco mais de dois anos. Após seis anos de balé, Monã procurou fazer uma Arte Marcial, foi quando teve início a paixão pelo karatê, em janeiro de 2014. Em pouco tempo de treinamento, os Senseis observaram que Monã tinha potencial para representar a academia em competições dentro do Estado e os resultados foram tão expressivos que a carateca logo foi convocada para participar de competições nacionais, onde sempre conseguiu colocação de destaque.

Em setembro de 2015, Monã participou da primeira competição internacional, integrando a Seleção Brasileira, onde conseguiu a terceira colocação, mesmo sendo a menos graduada entre todas as competidoras.

Monã é uma criança que apesar do tamanho, ainda tem muita pureza, procura se relacionar bem com os colegas da escola, é muito dedicada nos estudos e segue uma rotina bem simples de uma criança normal. Aos poucos vem descobrindo as redes sociais, mas não esquece as bonecas. Aliás, um dos seus passatempos preferidos é brincar com sua irmã Manuela de apenas seis anos de idade, também praticante de Karatê e possuidora de títulos nacionais.

Monã sonha em poder ajudar as pessoas por meio dos ensinamentos aprendidos com o karatê, e, também representar o país em uma olimpíada. Como tem paixão por animais, sonha em ser uma competente médica veterinária, no futuro.

Atualmente, Monã cursa a 7ª série do ensino fundamental, no Colégio Dom Amando.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *