Peixe-boi capturado em estado grave em Oriximiná
Um peixe-boi, após ter sido capturado por um pescadores no Lago Sapucuá, na Comunidade de Castanhal, no Município de Oriximiná, oeste do Pará foi transportado para Santarém, onde chegou por volta de 7h, de hoje, 29. O mamífero foi conduzido para o Jardim Zoológico de Santarém (ZooFit), por uma equipe de biólogos e veterinários.
Após ter sido capturado na região de várzea de Oriximiná, o peixe-boi foi trazido para Santarém no Ferry Boat Maçada, dentro de uma caixa térmica de isopor. A forma de condução do mamífero chamou atenção de pessoas que viajaram na embarcação. Segundo uma passageira, o peixe-boi apresenta marcas no corpo e precisa de cuidados.
De acordo com o gerente do ZooFit, biólogo Sidcley Pereira Matos, o animal foi encaminhado ao Zoológico de Santarém pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Oriximiná (Semma). Ele reforça que o mamífero foi capturado na segunda-feira, 27, por um pescador em Oriximiná, onde foi iniciado o transporte para Santarém, ainda na noite de terça-feira, 28, chegando na manhã de hoje.
“A Semma de Oriximiná enviou uma equipe pra resgatar o animal, após ele ter sido capturado pelo pescador no Lago Sapucuá. Na terça-feira de noite, o peixe-boi começou a ser conduzido para Santarém, por um técnico da Semma. O animal está meio debilitado e está sendo submetido a tratamento no Zoológico”, contou Sidcley.
Segundo Sidcley, a partir desta ação, a meta é fazer com que este espécime tenha contato com outros da sua espécie e quando tiver peso de acordo com o seu tamanho deverá ser transferido para a base flutuante situada na Comunidade Igarapé do Costa, em Santarém, para ficar no período de aclimatação e se responder satisfatoriamente as expectativas, será incorporado ao ambiente natural.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: RG 15/O Impacto