Assurini e suas mudanças
A região do assentamento Assurini tem se destacado pela diversidade da produção agrícola e pecuária. Estas atividades são basicamente exercidas diretamente pelos familiares do agricultor proprietário. Parte da estrada principal está asfaltada, e é a parte suficiente para servir à propaganda oficiosa do governo municipal; pois, segundo relatos de uma agricultora, os travessões estão em estado de penúria e abandono; o que tem prejudicado o escoamento dos produtos a serem vendidos na cidade.
Diz, também, que as escolas que receberam reformadas foram apenas as que ficam paralelas a parte da estrada asfaltada. As outras, localizadas nos travessões, seguem a mesma sorte, ou seja, foram também abandonadas, e o transporte dos alunos é feito por meio de pau-de-arara.
Nos últimos quatro anos, diz que o que mudou de fato foi apenas o carro do vereador que supostamente representaria a comunidade, hoje uma Toyota Hilux, antes, um Fusca.
Com base nesse relato, eu acredito que os colonos irão saber dar a resposta nas urnas no próximo pleito eleitoral, e buscarão eleger pessoas que tenham, de fato, compromissos e olhem de maneira diferenciada para o homem do campo, que deve ser visto como um multiplicador do crescimento e desenvolvimento econômico de toda a cidade, porque de fato o é.
Portanto os serviços essenciais, como escolas, estradas e postos de saúde precisam, no mínimo, terem os mesmos padrões conferidos aos cidadãos do núcleo urbano.
Fonte: RG 15/O Impacto