Feira Agropecuária do Baixo Amazonas deve movimentar R$ 25 milhões

Exposição de animais na Feira Agropecuária de Santarém
Exposição de animais na Feira Agropecuária de Santarém

Inicia nesta quarta-feira, 10 de agosto, a 39ª edição da Feira Agropecuária e Agroindustrial do Baixo Amazonas. Promovido pelo Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), o evento segue até o domingo, 14. Para este ano, os dias de exposição foram diminuídos visando maior concentração das atividades.
Ao todo 80 expositores dos segmentos: agrícola, comércio e serviços, alimentação e educação participam da feira. A expectativa de movimentação financeira é de mais de R$ 25 milhões, montante que deve ser alcançado a partir do fechamento de vários negócios entre os expositores e também com a venda de animais.
Na primeira noite são esperadas mais de 15 mil pessoas, uma vez que a entrada será franca na área do parque. Nos demais dias a média de público deve ficar em 5 mil. Crianças até 12 anos não pagam. O acesso será feito tanto pela Praça Julia Passarinho como pela Avenida Antônio Simões.

Exposição de máquinas agrícolas na Feira Agropecuária de Santarém
Exposição de máquinas agrícolas na Feira Agropecuária de Santarém

Para dar maior comodidade e segurança durante a feira foi estabelecido um esquema completo de trabalho que envolveu o Sindicato Rural de Santarém, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e uma empresa terceirizada de vigilância.

A Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará) montou um posto de fiscalização na área do parque e está monitorando toda a documentação de acompanhamento dos animais que participarão da exposição, dos torneios, leilões além das provas equestres. Somente foram autorizados a participar do evento os produtores que apresentaram: a GTA (Guia de Trânsito Animal), o Atestado Zoosanitário e ainda os Exames de Mormo e AIE (Anemia Infecciosa Equina). Os técnicos da agência também avaliaram o local de recepção dos animais, galpões de alojamento, cochos, fonte de água, currais e alimentação.

Durante os cinco dias de eventos várias palestras serão realizadas dentre as quais a com o climatologista Ricardo Felício que abordará a questão do Aquecimento Global, a apresentação do Diagnóstico Situacional da Implantação de Boas Práticas Agrícolas em Santarém promovido pela TNC/ Sustenágil e ainda a Qualificação de carnes nobres através do Brangus como ferramenta genética tendo como o palestrante o zootecnista Guilherme Minssen.

Outros destaques são o 11º Leilão de Raças do Tapajós e o 5º Leilão Pérolas do Tapajós, oportunidades de os produtores renovarem o plantel através da oferta especial de touros e matrizes Nelore PO, vacas leiteiras, bubalinos, equinos, bezerros e novilha de cortes.

O rodeio deste ano reunirá 30 competidores oriundos do estado do Acre, Roraima, Amazonas (Manaus), Mato Grosso, São Paulo e Pará (Santarém, Novo Progresso, Rurópolis, Uruará, Altamira e Alenquer).

Simultâneo com a feira agropecuária também acontecem o 4º Pet Show, a 8ª Feira da Produção Familiar, a Feira Flor, o 3º Festival do Milho de Santarém e a 2ª Festa do Feijão Manteiguinha. Durante o evento também serão realizados shows locais e nacionais com Aviões do Forró, Fernandinho e Gustavo Lima, além do Festival Kids.
A abertura da 39ª edição acontecerá às 19h no Tathersal do Parque de Exposições Alacid Nunes e contará com a presença dos associados, expositores e autoridades em geral.

Fonte: RG 15/O Impacto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *