Promotores de justiça ministram capacitação para estudantes de Santarém
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Os estagiários de nível médio do polo Baixo Amazonas participaram de capacitação em Santarém, como parte das ações do projeto da Procuradoria Geral de Justiça – Estágio Cidadão, que contempla a oportunidade de estágio aos alunos de ensino médio no âmbito das Promotorias de Justiça do Estado. A ação ocorreu na segunda-feira, 29, no Theatro Vitória.
A capacitação foi ministrada pelas promotoras de Justiça Mônica Freire – coordenadora do CAO da Infância e Juventude, e Brenda Ayan, acompanhadas do pedagogo Luís Pina, que compõe o Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar – GATI e o Tenente Coronel Galdino, da Assessoria Militar. Mônica Freire ressaltou aos participantes que o projeto iniciou em 2014, somente para melhores alunos das escolas públicas. “Esse aluno, quando tem oportunidade, faz a diferença”, disse.
Essa foi mais uma etapa na capacitação dos estagiários dos municípios do Polo Baixo Amazonas, com sede em Santarém, com a participação de 23 estagiários dos municípios de Santarém, Terra Santa, Óbidos, Oriximiná, Almeirim,Juruti, Alenquer e Prainha. Luana Nascimento, que estagia no município de Prainha, gostou do conteúdo sobre os Direitos Fundamentais, e sobre o funcionamento dos Conselhos. “Já sou representante do Conselho na minha escola e isso vai melhorar meu trabalho”, afirma.
Uma troca de experiências e informações foi feita pelos estagiários de nível Superior, que participam do programa Ministério Público e a Comunidade. Thais Mendes e Bruno Baía falaram da importância da participação ativa dos alunos no Conselho Escolar e do protagonismo juvenil. “Às vezes sabemos que a escola tem problemas, mas não sabemos como resolvê-los, e isso é possível por meio do Conselho”, disse Thais.
Os estudantes foram capacitados com noções de “Direitos e Garantias Fundamentais”, Políticas Públicas e o funcionamento e importância dos Conselhos de Direitos. Receberam o Manual do Aluno Cidadão e a ficha de diagnose a ser preenchida por esses estagiários como demanda obrigatória do projeto. Devem ainda acompanhar reuniões do Conselho Escolar e elaborar uma redação na fase de conclusão do estágio.
Fonte: RG 15/O Impacto