Salão do Livro do Baixo Amazonas deve atrair 100 mil pessoas
Em entrevista coletiva realizada na Escola do Parque da Cidade, na manhã de quinta-feira, 01 de setembro, em Santarém, oeste do Pará, a coordenação do IX Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas anunciou os principais destaques do evento. Esteve presente na coletiva a diretora de cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult), Ana Catarina Brito; o representante da Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDL), Roberio Paulo Silva e o titular da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), Raimundo Nonato Aguiar.
Nesta edição do Salão do Livro, a escritora homenageada será a professora e doutora paraense, Amarílis Tupiassú, e o país em destaque: “O Planeta Terra. O País de Todos”.
O evento inicia oficialmente nesta sexta-feira, 02 de setembro, às 19h, com a solenidade no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, em Santarém, onde segue até o dia 11.
De acordo com a coordenação, o Salão vai ocupar uma área total de 3.600 metros quadrados, com 30 estandes, sendo 25 do Pará e 5 de outros estados, com 150 editoras representadas, com mais 22 mil títulos expostos e uma expectativa em torno da geração de empregos diretos e indiretos de 150 postos.
Nesta edição, o Encontro Literário Paraense vai receber sempre às 19h, no palco principal, os escritores convidados: Antônio Juraci Siqueira e Neucivaldo Moreira (5/09); Alfredo Garcia e Edite Carvalho (6/09); Rosângela Darwich e Eduardo Dias (7/09); Amarílis Tupiassú, João Carlos Pereira, Terezinha Amorim e Annieli Valério (8/09).
A estimativa da coordenação é de que cerca de 100 mil pessoas passem pelo Espaço Pérola do Tapajós, durante os dez dias do evento. A previsão é de 110 mil títulos comercializados.
O representante da ABDL, Roberio Silva destaca a importância da realização do Salão do Livro em Santarém. “Sabemos que somente a educação será capaz de transformar o Brasil. Mas, temos neste município apenas duas ou três livrarias e a população sofre com a falta de novos livros e com lançamentos. Se caso alguém peça um livro pela internet, se leva entre 10 e 15 dias para chegar aqui. Então o Salão do livro tem essa proposta de atender a população como um todo”, garante Silva.
Para ele, o espaço onde está sendo montado toda a estrutura do Salão do Livro, ainda funciona de forma improvisada, por conta de Santarém ainda não ter um Centro de Convenções.
“Estamos torcendo muito para que os próximos eventos já aconteçam em um grande Centro de Convenções aqui. Queremos que o Governo construa um Centro de Convenções em Santarém, para que agregue novos projetos e novas ações para a economia local. Um Centro deste porte fará bem pra Santarém, por todo seu potencial econômico e turístico aqui pra região oeste do Pará”, analisa Roberio Silva.
PROJETO: Em março de 2015, o Governo do Pará anunciou a finalização do projeto executivo do Centro de Convenções do município de Santarém, no oeste do Estado. A obra está orçada em mais de R$ 32 milhões.
“Os recursos já estão garantidos. Nós estávamos aguardando a definição da prefeitura sobre o local onde será construída a obra. A área já foi garantida e os recursos do investimento também”, informou Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo, durante uma de suas visitas a Santarém.
Após a conclusão do projeto executivo, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) garantiu que a parte física do Centro começaria a ser executada ainda no segundo semestre de 2015. “A área é próxima ao aeroporto de Santarém e às margens do Rio Tapajós. A equação financeira é de R$ 32,3 milhões, já garantidos pelo governador Simão Jatene”, afirmou o secretário Adenauer.
O Centro de Convenções de Santarém seria o primeiro empreendimento desse porte a ser construído no oeste do Pará.
Na região está o Polo Turístico Tapajós, que abrange os municípios do Baixo Amazonas e o Tapajós, sendo eles: Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Monte Alegre, Novo Progresso, Oriximiná, Óbidos, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa e Trairão. O Pólo Turístico do Tapajós conta com uma população estimada em 1,1 milhão de habitantes.
Ainda em março de 2015, o prefeito de Santarém, Alexandre Von (PSDB) avalizou que o terreno escolhido para a obra fica às margens do Rio Tapajós, próximo ao aeroporto, com entrada pela rodovia Fernando Guilhon. Ao fundo está o Lago e Praia do Juá, uma das paisagens mais bonitas do município.
Por Manoel Cardoso
RG 15 / O Impacto