Campanha de prevenção e combate a hanseníase começa nesta segunda-feira
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal De Saúde (Semsa), realiza no período de 30 de janeiro a 10 de fevereiro, a campanha de prevenção e combate a Hanseníase.
A Hanseníase é uma doença infecciosa que causa danos severos a nervos e à pele. A doença é contagiosa e demora de dois a cinco anos para os primeiros sintomas aparecerem. O portador da doença apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo.
Durante o período da campanha, a busca ativa de casos suspeitos será intensificada, e em seguida os casos encaminhados a unidade básica de saúde para avaliação e definição do diagnóstico.
O dia “D” da campanha será no dia 3 de fevereiro, no Mercadão 2000, a partir de 8h. Este ano, o programa consultório na rua também fará a campanha com pessoas em situação de rua.
Serão ofertados os seguintes serviços:
– Atendimento médico;
– Atendimento de enfermagem;
– Realização de testes rápido de HIV e Sífilis;
– Avaliação de casos suspeitos de hanseníase;
– Educação em saúde;
– Aferição de PA e Glicemia
Médicos e enfermeiros da atenção básica de saúde, receberão durante a campanha, treinamento em avaliação de incapacidade física na Hanseníase.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS