Deputado cobra emissão de Carteira de Trabalho Digital no oeste do Pará
Na tarde de terça-feira, 07, o deputado Francisco Chapadinha (PTN-PA), esteve reunido com o coordenador de Identificação e Registro, do Ministério do Trabalho (MT), Francisco Gomes, para pedir o retorno da emissão das Carteiras de Trabalho nos municípios da região oeste do Pará.
O serviço está suspenso devido a uma intervenção do Ministério Público Federal, após a constatação de fraudes.
Por conta disso, os moradores da Calha Norte, Transamazônica e BR-163, que necessitam do documento, precisam se deslocar até Santarém, único município da região que emite a Carteira de Trabalho Digital.
Na ocasião, o coordenador se comprometeu em enviar uma equipe no período de 13 a 17 deste mês, aos municípios de Itaituba e Altamira – oeste e centro-Oeste – para treinar os servidores das delegacias do Ministério do Trabalho, e descongestionar os serviços em Santarém. A expectativa é que até o final de fevereiro, o atendimento volte a ser normalizado.
O treinamento, também, será expandido para o município de Novo Progresso e os das regiões da Calha Norte e Transamazônica.
De acordo com Chapadinha, essa ação vai permitir que todos os municípios do oeste do Pará, passem a emitir a Carteira de Trabalho Digital. “Isso será possível, de forma imediata, a partir de convênio celebrado entre as Prefeituras e o Ministério do Trabalho”, reforçou Chapadinha.
O deputado demonstrou total preocupação com o assunto, porque entende a necessidade de assegurar esse direito à população. Chapadinha ratificou, que o convênio com o MT, poderá ainda ser feito por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE).
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom