Secretária de educação esclarece situação das escolas que estão com atividades paralisadas em Óbidos

Ananilva Pereira concedeu entrevista coletiva e anunciou as medidas adotadas para a solução dos problemas. Transporte escolar e distribuição de merenda foram outros assuntos abordados.

Em entrevista coletiva à imprensa concedida na quarta-feira (22), a secretária de educação, Ananilva Pereira, garantiu que a pasta comandada por ela está empenhando esforços para regularizar a situação de três escolas localizadas na cidade de Óbidos, oeste do Pará, que ainda não tiveram suas atividades iniciadas, devido problemas estruturais nos prédios dos educandários.

A Escola Frei Edmundo Bonckosc, está recebendo os serviços de recuperação do telhado dos pavilhões onde estão localizados os banheiros e o setor administrativo, além da limpeza e adequação dos demais espaços. O início do ano letivo no educandário deverá ocorrer no dia 3 de abril.

No caso da Escola Irmã Firmina, as obras de adequação exigidas pelo Copo de Bombeiros – devido a interdição do prédio em setembro de 2015 – devem iniciar na quinta-feira (23). A intervenção reforçará a estrutura do pavilhão onde estão localizadas as salas de aula, e adequará a única escada de acesso que está fora dos padrões de segurança para evacuação em situações de emergência.

Com o atraso no início da obra, a secretária de educação disse “não ser possível afirmar quando as aulas iniciarão na Irmã Firmina”, já que as obras de adequação terão a duração média de 15 a 20 dias. “O certo é que nós vamos iniciar ainda em abril as aulas na escola Irma Firmina. Vamos conversar com os responsáveis pela obra e em seguida vamos nos reunir com os pais dos alunos”, explicou Ananivla.

O risco iminente de desabamento do telhado da escola Felipe Patroni, impediu o início das aulas. A Secretaria de Educação têm buscado alternativas para realocar os alunos em um prédio no centro da cidade. Outra alternativa é a redistribuição de turmas em algumas escolas da rede municipal. “Estamos estudando com a nossa equipe pedagógica essa possível distribuição das turmas em algumas das nossas escolas. Quanto a possível utilização da antiga escola São José, estamos intervendo junto ao Governo do Estado e a congregação religiosa proprietária do prédio, para o quanto antes resolvermos essa situação”, esclareceu a secretária de educação.

MERENDA ESCOLAR

A secretária Ananilva falou sobre o atraso na distribuição da merenda escolar. Quanto ao fornecimento dos alimentos, a prefeitura aditivou o contrato da empresa prestadora de serviço. O atraso na distribuição foi ocasionado por um problema no prédio onde é armazenado a merenda, que teve o seu telhado danificado devido ao deslizamento de terra da barreira localizada atrás do prédio.

Outro problema foi a constatação de alimentos vencidos no espaço e nos depósitos de algumas escolas, impedindo que ao setor de merenda escolar adquirisse e armazenasse no local anova remessa de alimentos. O prédio precisou passar por inspeção da Vigilância Sanitária. A estimativa é que até a próxima semana a distribuição de merenda nas escolas normalize.

TRANSPORTE ESCOLAR

A frota de ônibus da Secretaria de Educação foi recebida sem condições de utilização. O setor de transportes da Semed já ativou duas rotas que atendem as comunidades Repartimento e Pororoca, além do ônibus que transporta os alunos com necessidades especiais lotados nas escolas da zona urbana.

Quanto a terceirização do serviço, o governo está fazendo um levantamento de todas as rotas para subsidiar a licitação que deverá contratar as empresas para o transporte dos alunos nas áreas de terra firme e várzea. O processo será diferente da forma que vinha sendo feito, para garantir a qualidade e a frequência dos veículos e embarcações que atendem aos estudantes.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom /PMO

 

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