Celpa cadastra clientes para troca de geladeiras em Itaituba
A ação será realizada na orla da cidade e faz parte do projeto Comunidade Eficiente Celpa
Nos dias 23 e 24 deste mês, a Celpa vai realizar o cadastro de 340 clientes residenciais de baixa renda e que tem interesse em trocar geladeiras ineficientes por modelos novos e mais econômicos. A ação faz parte do Projeto Comunidade Eficiente que a concessionária desenvolve em todo o estado do Pará.
O cadastro será no Barracão de Santana, localizado na orla da cidade, das 8h30 às 12h e de 14h às 17h.
No total, serão substituídas 120 geladeiras para os clientes cadastrados na Celpa como Baixa Renda; que estiverem em dia com a conta de luz e que possuem uma geladeira em mau estado de conservação, mas em funcionamento.
No período de 26 a 30 será feita a pesquisa para triagem dos clientes, ocasião em que será verificado o estado dos refrigeradores nas residências. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 31 de maio, a partir das 18 horas, e no dia 1º de junho, a partir das 7h serão realizadas as trocas das geladeiras velhas pelas novas dos clientes contemplados.
Além das geladeiras, a iniciativa da Celpa também permite que os moradores de Itaituba façam a substituição das lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED, que segundo especialistas no assunto, pode alavancar uma economia de até 80% no que diz respeito à iluminação residencial, sendo permitida a troca de até seis (06) lâmpadas por Conta Contrato pelo projeto.
A expectativa do consultor de relacionamento com o cliente da Celpa, Jeovan Venâncio, é contribuir para o uso eficiente de energia elétrica e com o orçamento da população. “Uma geladeira velha ineficiente costuma consumir até 40% mais energia, em relação aos novos modelos que são entregues por meio do projeto Comunidade Eficiente da Celpa”, disse.
Comunidade Eficiente – O projeto tem atuação em três frentes: inclusão, educação e economia. Em relação ao primeiro item, a concessionária deve firmar parcerias com as prefeituras dos municípios para que sejam coletados os dados dos potenciais clientes para fazer parte do Programa Tarifa Social. A partir daí os agentes de campo que, serão disponibilizados pela Celpa, farão as entrevistas com os cidadãos para incluí-los no benefício do Governo Federal que concede descontos de 10% a 65% na conta de energia elétrica. Inicialmente, o objetivo é incluir cerca de 50 mil novos usuários no Programa.
Na vertente economia, a Celpa beneficiará a população de baixa renda com a substituição de geladeiras ineficientes por modelos mais novos e econômicos. Em um ano, o projeto “Comunidade Eficiente” disponibilizará 8.400 novos refrigeradores para substituir modelos velhos. A ação também vai oferecer 160 mil unidades de lâmpadas fluorescentes e de LED para substituir as incandescentes e assim alavancar uma economia de até 80% no consumo de energia dos clientes.
No projeto há ainda, o caminhão educacional que conta com uma grande estrutura com materiais educativos e terá espaço para palestras sobre o consumo eficiente de energia, segurança com rede de distribuição e noções sobre sustentabilidade. A ideia é que as equipes do veículo circulem pelos municípios desenvolvendo ações educacionais junto às comunidades e escolas.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Celpa