Mais 16 cidades são contempladas com 24 caminhões coletores de lixo

Os equipamentos foram doados pelo Ministério da Integração Nacional e adquiridos com recursos de emenda da bancada paraense

Mais 24 caminhões coletores de lixo irão reforçar o serviço público em 16 cidades do oeste do Pará. Os veículos foram entregues no último sábado (8), em Santarém, pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e a bancada federal.

Os veículos, doados pelo Ministério da Integração Nacional, foram adquiridos com recursos de emenda da bancada parlamentar paraense e vão atender as cidades de Alenquer, Aveiro, Faro, Gurupá, Itaituba, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rurópolis, Uruará e Santarém.

Para o presidente da Associação de Municípios das Rodovias da Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste do Pará (AMUT) e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), os caminhões chegam para garantir mais economia aos municípios. “Sabemos as dificuldades que as Prefeituras enfrentam no momento e quando a gente recebe esses equipamentos é uma ajuda muito grande porque acaba reduzindo no custo em locação ou na tercerização do serviço”, disse.

Já o prefeito de Mojuí dos Campos, Jailson Alves (PSDB), falou sobre a questão da limpeza que será proporcionada à população da cidade. “Nosso município já ganhou um caminhão-caçamba e agora mais dois coletores de lixo, então o sentimento é só de agradecimento ao ministro Helder e toda a bancada federal, pela aquisição desses equipamentos que possibilitam que o município atenda melhor a população com uma questão tão importante que é a limpeza e também o cuidado com o meio ambiente”.

“É algo inédito para o nosso município. E temos muito orgulho de ter uma ministro paraense, tão atuante no estado”, disse o prefeito de Prainha, Davi Xavier (PMDB) contemplado com dois veículos. “Já recebemos o caminhão-caçamba e agora o coletor de lixo. São investimentos que, sem dúvida, chegam para fortalecer a nossas cidade”, comentou também o prefeito de Rurópolis, Joselino Padilha (PMDB).

Relato semelhante da prefeita de Placas, Raquel Brandão (PSDB). “Como prefeita, agora vou poder oferecer para a  nossa população serviços de qualidade com uma coleta de lixo mais eficiente e o povo de Placas agradece o nosso ministro Helder pelo apoio, pela atenção e pelo benefício que estamos tendo”, comentou a prefeita.

“Este é um apoio muito importante que ajuda muito os municípios com esse tipo de ação. E ter uma ministro paraense, trabalhador, jovem e comprometido com o estado do Pará facilita para conquistarmos benefícios. Agradeço também a bancada pela ajuda que estão dando para Itaituba e todas as cidades desse estado”, disse o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (PMDB).

A iniciativa faz parte da segunda etapa de entrega dos equipamentos, já que na última semana a comitiva esteve na cidade de Marabá, entregando 25 unidades para 20 cidades do sul e sudeste do estado. A expectativa é que nos próximos meses, as demais regiões também sejam beneficiadas. No total, 107 caminhões coletores de lixo serão encaminhados aos municípios paraenses.

Em seu discurso, o ministro Helder Barbalho enfatizou os trabalhos que estão sendo realizados na região e no estado. “Nós temos buscado ter uma atenção toda especial tanto para a região oeste quanto para todas as demais regiões do estado, e vamos continuar trabalhando para promover o desenvolvimento regional, com melhorias na qualidade de vida da população e do meio ambiente, trabalhando por todos os municípios. Fico profundamente feliz de estar fazendo mais esta ação com a parceria da bancada federal, todos juntos trabalhando em favor do desenvolvimento do Pará”, afirmou o ministro.

INVESTIMENTOS

Com um investimento de R$ 40 milhões, o Ministério da Integração está financiando um total de 167 veículos e atenderá 119 municípios paraenses. Além dos 107 caminhões coletores de lixo, outros 46 caminhões-caçamba já foram entregues no último mês de maio para 41 cidades. Há ainda 14 lanchas a serem distribuídas nos próximos meses. Aproximadamente 5 milhões de pessoas serão beneficiadas, ou mais da metade da população do Pará.

O senador, Jader Barbalho, relembrou que em dois meses a comitiva já esteve três vezes na cidade de Santarém. “Esta já é a terceira vez que nós estamos aqui na cidade junto com o ministro Helder Barbalho, seja para liberar recursos para a construção da orla de Santarém, assim como a inauguração do Porto e agora novamente para fazer a entrega destes equipamentos. É o ministro Helder, que trabalha para o Brasil, mas não esquece o Pará”.

Segundo o presidente da bancada paraense e deputado federal, Lúcio Vale, as emendas visam atender obras e serviços de caráter urgente e estruturante. No Pará, os recursos para a compra do maquinário são de emendas parlamentares da bancada relativas ao ano de 2016 e atribuídas ao orçamento do Ministério da Integração Nacional. “Em nome da bancada eu gostaria de agradecer a esse ministro que, através do seu emprenho e dedicação, tanto está nos ajudando para garantir mais recursos ao nosso estado”. O deputado  anunciou ainda que outra emenda impositiva via Ministério da Integração Nacional, será liberada para em 2018 e irá também garantir outros equipamentos aos municípios paraenses.

“Hoje é um dia muito espacial e só quem ganha é a nossa população. Esta ação é a prova que nós estamos trabalhando unidos em Brasília para trazer mais e mais estes benefícios a nossa região”, afirmou o deputado federal, Francisco Chapadinha.

“Eu me sinto profundamente gratificada de estar neste momento difícil para o Brasil, dando uma resposta ao povo do Pará, que quer saber de trabalho, de obras, de serviços. E é o motivo pelo qual nós viemos aqui. Esta é a única forma de devolvemos a confiança do povo do Pará”, disse a deputada federal, Elcione Barbalho.

O ministro Helder Barbalho esteve acompanhado do senador Jader Barbalho; os deputados federais Lúcio Vale, Elcione Barbalho, Francisco Chapadinha e José Priante; os deputados estaduais Eraldo Pimenta, Ozório Juvenil, Airton Faleiro e Hilton Aguiar; ex-prefeito de Santarém, Lira Maia; presidente da Câmara de Santarém, Antonio Rocha; prefeitos, vereadores e lideranças da região.

MUNICÍPIOS / QUANTIDADE DE VEÍCULOS

  1. Alenquer (2 veículos)
  2. Aveiro (1)
  3. Faro (1)
  4. Gurupá (1)
  5. Itaituba (6)
  6. Juruti (1)
  7. Medicilândia (1)
  8. Mojui dos Campos (2)
  9. Óbidos (1)
  10. Oriximiná (1)
  11. Placas (1)
  12. Porto de Moz (1)
  13. Prainha (2)
  14. Rurópolis (1)
  15. Uruará (1)
  16. Santarém (1)

 Fonte: RG 15/O Impacto e Ministério da Integração Nacional

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *