Ufopa realiza Seminários Temáticos
Eventos serão realizados nos dias 26 e 27 deste mês, no Campus Tapajós
Com o intuito de promover o debate para o auxílio das ações de elaboração de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2017-2023, a Ufopa, por meio da Comissão Executiva do PDI e do Grupo de Assessoria Técnica, realizará os Seminários Temáticos nos dias 26 e 27, no auditório da unidade Tapajós.
Especialistas em questões macrotemáticas nacionais e regionais, que implicam no planejamento do desenvolvimento regional e da Universidade, farão as mediações das mesas-redondas da programação. Uma das mediadoras convidadas é Esther Bemerguy, que abordará os macrovetores do desenvolvimento regional a partir dos eixos da exploração mineral, florestal, energética, bem como a produção de grãos na região Oeste do Pará.
Já os aspectos sociais do desenvolvimento da região, com ênfase na ótica das populações indígenas e quilombolas, serão abordados na mesa-redonda “Vetores sociais de desenvolvimento da região Oeste do Pará”.
O PDI é o documento que vai nortear as ações da universidade nos próximos anos – defende o reitor em exercício, Prof. Anselmo Colares – devendo atender às demandas, considerando as possibilidades orçamentárias e a capacidade da instituição de viabilizar o que for projetado. “Por isso é importante ouvir e dialogar com especialistas nos diversos temas que são objetos da construção do PDI, tanto para que possamos ter um bom diagnóstico, quanto para podermos buscar as melhores alternativas de construção do futuro, principalmente nestes tempos difíceis em que o Estado brasileiro recua no processo de atenção às políticas públicas. Precisamos ser criativos, ousados, firmes, para que a Ufopa continue contribuindo para o desenvolvimento regional, e cada vez de forma mais eficiente, apesar do contexto geral desfavorável. Os seminários temáticos serão de grande valia para a reflexão e o aprimoramento das ações a serem projetadas com vistas a nosso desenvolvimento institucional”, avalia.
Opiniões – Já para a reitora Raimunda Monteiro, “os seminários temáticos são necessários para que a comunidade acadêmica tenha informações e opiniões qualificadas dos variados aspectos que envolvem nossa realidade social, econômica e política e assim compor um diagnóstico que indique como a Universidade deve atuar de forma a contribuir para o desenvolvimento regional de forma mais efetiva”, considera.
Experiências interdisciplinares
Além desses temas, também serão discutidos: a saúde e a educação das cidades; os impactos da Emenda Constitucional (EC) 95 e da PEC 287 para a educação superior pública; os modelos de organização didático-pedagógica nas IFES. A experiência do ensino interdisciplinar da Universidade Federal do Sul da Bahia será socializada pelo Prof. Luis Percival Brito, do Iced da Ufopa. A palestra “Avaliação Institucional e o planejamento e a gestão universitária” encerrará a programação dos dias dos Seminários Temáticos.
De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Prof. Clodoaldo Santos, dar a oportunidade para que a própria comunidade escolha os rumos da instituição é estratégica, pois é uma forma de se desenvolver de forma planejada e de acordo com os interesses de toda a sociedade. “Os seminários são oportunidades para a comunidade acadêmica da Ufopa e toda a sociedade civil organizada da região Oeste do Pará terem um debate dos diferentes assuntos e projetos que estão em execução ou serão implementados; e, desta forma, a Ufopa poderá realizar um planejamento estratégico conectado com a realidade social, econômica e política e efetivamente cumprir a sua missão institucional”, conclui.
Fonte: RG 15/O Impacto e Talita Baena/Ufopa