Emoção e fé: Imagem de N. Sra. de Nazaré visita Hospital Regional de Santarém
A Imagem Oficial do Círio de Nazaré peregrinou por Santarém, pela primeira vez, na terça-feira, 25/7. E um dos momentos mais emocionantes foi a passagem pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Pacientes, acompanhantes e colaboradores se uniram na fé e na emoção.
“Tocar numa santa, que é muito difícil a gente chegar perto, para mim, é mais uma benção que eu consigo na minha vida”, conta o paciente Manoel Pereira, de 47 anos. Outro que se emocionou com a oportunidade de tocar na imagem foi o paciente Antônio de Lima, de 64 anos. “Fiquei muito alegre e emocionado por este momento. Nós precisamos dessa fé para continuar vencendo as dificuldades que enfrentamos em nossas vidas”.
A visita durou cerca de uma hora. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida pelo diretor-geral do hospital, Hebert Moreschi, por todos os leitos das Unidades de Terapia Intensiva e das clínicas Cirúrgica, Médica, Oncológica e Pediátrica. “É fundamental que, além de receberem o tratamento físico, os pacientes também recebam o tratamento espiritual. Por se tratar de um hospital de alta complexidade, é importante que eles tenham fé, busquem força para superarem os desafios diários”, ressaltou Moreschi.
Por onde passou, a imagem renovou a fé de quem mais precisava. “A gente fica sem palavras, é muita emoção. Aproveitamos o momento para agradecer e, também, pedir a cura”, contava Elen de Albuquerque, que acompanha o tratamento do filho de oito anos no Hospital Regional de Santarém – estabelecimento público de saúde que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
“Foi um dia de muitas surpresas, e grandes emoções. Um dia em que as nossas expectativas foram superadas. Nossa Senhora sonhou com esse momento e nos confiou a missão de realizá-lo, debaixo da sua proteção”, agradeceu Sabrina Tainá, que faz parte da coordenação da visita da Imagem Oficial do Círio de Nazaré. A programação religiosa do Círio terá a sua abertura oficial no dia 3/10. A grande procissão acontecerá no dia 8/10, em Belém.
PRÓ-SAÚDE APOIA CURSO INTERNACIONAL DE NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA QUE SERÁ REALIZADO EM SANTARÉM
A Sociedade Internacional de Neurocirurgia Pediátrica (ISPN), em conjunto com a Federação Latino-Americana das Sociedades de Neurocirurgia (Flanc), promove, no período de 10 a 12/8, o Curso Internacional de Neurocirurgia Pediátrica, em Santarém, no Pará. A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar é parceira do evento, que deve contar com os maiores especialistas em Neurocirurgia do continente.
O evento, que é destinado a médicos de todas as especialidades e estudantes de Medicina, funciona como uma atividade de educação continuada e disseminadora de conhecimentos e de práticas neurocirúrgicas seguras. Este ano, a primeira edição latino-americana do curso aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, e a segunda será no no interior da Amazônia brasileira.
A ideia é promover o conhecimento na região, visto que, apesar de todo crescimento tecnológico e avanços no conhecimento científico médico, grande parte da comunidade neurocirúrgica não tem acesso direto aos núcleos acadêmicos que produzem tais conhecimentos. Essa dificuldade é particularmente importante na Amazônia, onde existe um vasto território com poucos centros formadores e produtores de conhecimento.
Para o diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak, em seus 50 anos, a Pró-Saúde sempre buscou contribuir com a formação e constante atualização dos profissionais da área da saúde. ‘Apoiar a realização deste curso, de importância internacional no interior da Amazônia, é contribuir para o desenvolvimento da região e com a melhoria da prestação dos serviços na saúde pública. Afinal, esses profissionais que participarão, atuam com maestria nos hospitais públicos, realizando a sua missão de salvar e cuidar de vidas, com amor e excelência’.
A Pró-Saúde gere, além do HRBA, mais cinco hospitais públicos no estado do Pará. A unidade do Baixo Amazonas é habilitada como Hospital Ensino desde 2014, tendo como missão institucional aliar o ensino e a pesquisa à assistência aos usuários. Em dez anos, o HRBA realizou 163 projetos de pesquisa. Nos últimos dois anos, a unidade recebeu mais de 2.300 estudantes, das mais diversas áreas.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas pelo site ispn-flanc2017.com até o dia 7/8. Colaboradores, médicos e residentes dos hospitais geridos pela entidade terão desconto de 20% no valor de inscrição.
Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira