Santarém realiza o 1º Festival Cultural do Asilo São Vicente de Paulo
Evento começa neste sábado, na Praça do Mirante, a partir das 19 horas e tem apoio da Prefeitura de Santarém
A comemoração pelos 70 anos do Asilo São Vicente de Paulo, Instituição filantrópica das Obras Sociais da Diocese de Santarém acontecerá com a realização do 1º Festival Cultural do Asilo, neste sábado (29), na Praça Mirante do Tapajós, a partir das 19 horas e 30 min. O evento recebe o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Seção Pará).
Segundo a produtora cultural do evento, a artista, Cristina Caetano informou a dinâmica da programação. “Neste Festival inicial destacamos as artes da música, a fotografia e poesia. Os artistas musicais, a Priscila Moreira, Jon Pierre, Vicente Filho, Paulinho Barreto, Marcos Weslley e Cristina Caetano. Teremos a exposição fotográfica denominado, [Um olhar sobre o tempo], de Tiago Silveira com produção de Paula Hoyos e o primeiro concurso de poesia”, explicou.
Para a assistente social do Asilo, Virginia Santos, o evento engradece tanto os profissionais e os idosos abrigados no socializar a data comemorativa com a sociedade santarena. “E somos gratos a todos que contribuem com o Asilo que tem a finalidade da promoção humana, por meio da assistência social e religiosa. Atualmente abriga 29 idosos, sendo 20 homens e 09 mulheres. Na faixa etária de 60 a 94 anos de idade”, informou.
USUÁRIOS DO CRAS CARANAZAL IRÃO VISITAR O ASILO SÃO VICENTE DE PAULO
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com a equipe de servidores e usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caranazal irão visitar os idosos do Asilo São Vicente de Paulo, nesta segunda-feira (31), a partir das 14h.
O objetivo da visita é sensibilizar os grupos de usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência Social – CRAS Caranazal, sobre a importância do convívio social e do respeito entre os diversos grupos e faixas etárias.
Será um momento de proporcionar interação e trocas de experiências, desenvolverem atividades que melhorem a qualidade de vida da terceira idade, incentivar a participação dos idosos em atividades a serem desenvolvidas principalmente nas áreas sociais, culturais e artísticas.
Um total de 49 usuários irão participar dessa programação, com acolhida e boas-vindas aos idosos da instituição, haverá também apresentações de Teatro com o tema “Um dia no CRAS” do Serviço de Convivência para Crianças; apresentação Musical com o tema “Arco Íris”, do Serviço de Convivência para Crianças; apresentação de Musical “O Nosso CRAS”, do Serviço de Convivência para Idosos, apresentação de Musical, “Aquarela”, do Serviço de Convivência para Adolescentes, atividades recreativas, como jogos pedagógicos e educativos e confecção de desenhos e distribuição de lanches.
O Asilo que neste mês comemora seus 70 anos de fundação vêm recebendo várias ações por conta desse momento tão importante, atualmente ele acolhe 29 idosos.
A casa conta com apoio de doações da Prefeitura por meio do Programa de Aquisição de Alimentos PAA gerido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS), da sociedade e dos benefícios dos idosos, onde a administração em harmonia com a família passa ter guarda dos recursos.
Asilo São Vicente de Paulo, está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 704 – Centro.
INSCRIÇÕES PARA O 11º FESTIVAL DE BANDAS E FANFARRAS INICIAM NESTA SEGUNDA-FEIRA
As inscrições para o 11º Festival de Bandas e Fanfarras, que Será no período de 6 a 8 de setembro deste ano, na orla de Santarém, serão abertas na próxima segunda-feira (31), com encerramento no dia 3 de agosto. As inscrições serão realizadas no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), situado na Avenida Doutor Anysio Chaves, 712, Aeroporto Velho, no horário das 8h às 14h.
Podem participar todas as escolas e instituições musicais que efetivarem sua inscrição como Fanfarra Simples com Instrumentos Melódicos Simples (nova categoria), Fanfarra Simples, Fanfarra com Melodia e Banda Marcial.
De acordo com Monique Marinho, coordenação do evento, o festival tem o objetivo de integrar a comunidade e incentivar a prática musical. “O evento visa integrar a juventude e sociedade em geral, além de incentivar a prática musical nas escolas, buscando o desenvolvimento artístico e cultural dos seus respectivos alunos”, enfatizou.
O festival é um evento promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Semed, sob a coordenação da Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy em parceria com o NEL.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS