Corregedoria do TJ-PA inicia correição nas rotinas do Fórum de Santarém
Uma audiência pública realizada nesta segunda-feira, 31, iniciou os trabalhos de correição na Comarca de Santarém. Juízes, advogados, membros do Ministério Público do Estado (MPE) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), além da população local, participaram da audiência, que ocorreu no Salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca. A corregedora de Justiça das Comarcas do Interior, desembargadora Vania Fortes Bitar, presidiu o encontro, acompanhada dos juízes auxiliares Mônica Maciel Soares Fonseca e José Antônio Ferreira Cavalcante.
A correição será realizada até a próxima sexta-feira, 4, nas 11 Varas de Santarém, no Juizado Especial e nos cartórios extrajudiciais da região. O trabalho de correição busca ajudar as Comarcas a corrigirem possíveis distorções nas suas rotinas, em atendimento às observações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Segundo a desembargadora Vania Fortes Bitar, “durante essa semana, nós iremos analisar não só os processos judiciais e as taxas de congestionamento das Varas, mas também verificar as condições de trabalho e das instalações da Comarca”, destacou. A equipe de trabalho da Corregedoria de Justiça das Comarcas do Interior também fará visitas a estabelecimentos prisionais em Santarém, incluindo os Centros Socioeducativos e de Triagem.
Cidadão que tiverem algum tipo de contribuição à Corregedoria devem procurar a equipe, que está instalada nas dependências do Fórum de Santarém. No trabalho de correição, o auxilio pode vir da própria população, para a melhoria da atuação dos magistrados e servidores.
Com informações de Coordenadoria de Imprensa do TJPA