Prefeitura leva Projeto de Combate ao Trabalho Infantil às escolas

Primeira instituição de ensino a receber o projeto será a Escola Municipal Professor Antonio Pedroso, em Alter do Chão

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), inicia nesta terça-feira (8), ações do projeto que visa erradicar o trabalho infantil na região, o “Aepeti nas Escolas”. A primeira instituição de ensino a receber o projeto será a Escola Municipal Professor Antonio Pedroso, localizada na Rua Pedro Teixeira, s/n, em Alter do Chão.

A ação promoverá a sensibilização de toda a comunidade escolar para que haja o interesse e envolvimento de todos. As atividades serão propostas de forma lúdica e interativa utilizando cartilhas ilustrativas como material de apoio que possibilitem aos alunos pensar, refletir, analisar, criticar e construir o conhecimento de forma significativa.

O projeto será desenvolvido em escolas da rede municipal, em turmas do 5º ano do ensino fundamental, pais e educadores, situadas em bairros de vulnerabilidade social. A ação será desenvolvida com visitas nas escolas e exibição de vídeos para as crianças:

  •  Distribuição e estudo de revistas em quadrinhos sobre temáticas relacionadas aos direitos e deveres das crianças e adolescentes;
  • Promover concurso de desenho, no qual o aluno possa expressar seu entendimento por meio da arte e pintura;
  • Reunir em forma de roda de conversa para ouvir os alunos e tirar dúvidas;
  • Reunião com os pais das crianças do 5º ano

O principal objetivo desse projeto é sensibilizar e mobilizar atores e segmentos sociais envolvidos na erradicação do trabalho infantil, como agentes públicos, movimentos sociais, centrais sindicais, federações, associações e cooperativas de trabalhadores e empregadores para participar da elaboração e execução das ações estratégicas de erradicação infantil.

 As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), com o apoio do Ministério Público do Trabalho, elaboraram esse projeto de ação que possibilite alcançar não só os alunos, como também os pais e a comunidade escolar. A ação também tem participação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para desenvolver ações no eixo de atuação que corresponde à informação e mobilização, por meio da distribuição de uma cartilha informativa referente ao combate ao trabalho infantil.

Segundo diagnóstico apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em conjunto com a Secretaria de Avaliação da Gestão da Informação (Sagi), Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), Peti e da Coordenação de Vigilância Socioassistencial do Departamento de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), existe aproximadamente 3.617 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em Santarém, segundo senso 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE).

CRONOGRAMA DAS ESCOLAS

ESCOLAS MUNICIPAIS BAIRRO 2º MOMENTO/ALUNOS 3ºMOMENTO/PAIS
ANTONIO DE SOUSA PEDROSO ALTER DO CHÃO 08 DE AGOSTO (TERÇA FEIRA-MANHÃ) 16 DE AGOSTO ( QUARTA FEIRA-TARDE)
CESAR SIMOES RAMALHEIRO ÁREA VERDE 10 DE AGOSTO (QUINTA FEIRA-MANHÃ) 17 DE AGOSTO (QUINTA FEIRA-TARDE)
SÃO JOSÉ OPERÁRIO SÃO JOSÉ OPERÁRIO 22 DE AGOSTO (TERÇA FEIRA-MANHÃ) 26 DE AGOSTO (SÁBADO-TARDE)
FREI RAINERIO JUTAÍ 19 DE SETEMBRO (TERÇA FEIRA-MANHÃ) 23 DE SETEMBRO (SÁBADO-TARDE)
PRINCESA ISABEL NOVA REPÚBLICA 21 DE SETEMBRO (QUINTA FEIRA-MANHÃ) 30 DE SETEMBRO (SABADO-TARDE)
WILDE FONSECA NOVA REPUBLICA 25 DE SETEMBRO (TERÇA FEIRA- MANHÃ) 07 DE OUTUBRO (SÁBADO-TARDE)
ALDO FERREIRA CAMPOS ALVORADA 28 DE SETEMBRO (QUINTA FEIRA-MANHÃ) 14 DE OUTUBRO ( SÁBADO-TARDE)
PROFESSOR EILAH GENTIL SANTARENZINHO 03 DE OUTUBRO (TERÇA FEIRA-MANHA) 21 DE OUTUBRO (SÁBADO-TARDE)

  Fonte: RG 15?O Impacto e Ascom/PMS

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *