Festival Folclórico de Óbidos será realizado no dia 25 de agosto na Praça da Cultura
Folia do Boi Flor do Campo é uma das atrações do Festival do Folclórico de Óbidos
O evento contará com a apresentação de diversos grupos da cidade e do interior, que retratam a cultural local por meio de danças, folias de bois e apresentações de lendas.
A Praça da Cultura de Óbidos, no oeste do Pará, palco dos maiores eventos realizados na cidade, sediará na próxima sexta-feira (25), o Festival Folclórico Obidense 2017. O evento de iniciativa da Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), tem por objetivo resgatar as manifestações tradicionais praticadas em todo território do município, e promover o festival como um dos principais meios de preservação da cultura local.
A programação que reunirá grupos de danças da cidade e do interior é tradicionalmente realizada na segunda quinzena do mês de agosto, em referência ao dia 22 de agosto quando comemora-se o Dia do Folclore Brasileiro. Na oportunidade são evidenciadas as mais variadas manifestações culturais e artísticas que fazem parte da rica cultura obidense.
“Nesse sentido fizemos um grande esforço junto aos grupos folclóricos, de danças, e com as escolas da rede municipal, para que pudéssemos manter essa tradição do nosso festival folclórico. O objetivo não é só realizar o evento, é também engrandecer a nossa cultura e de certa forma resgatar o evento que por muito tempo deixou de ser realizado, sendo resgatado nos últimos anos” afirmou o secretário de cultura e turismo, Luiz Carlos Gama Queiroz.
Incentivo
Entre os grupos que confirmaram participação no evento, está o Boi Pingo de Ouro do Distrito do Flexal. A mais antiga manifestação cultural da localidade vinha enfrentando dificuldades para manter as apresentações da folia devido à falta de incentivo. Com apoio da prefeitura, por meio da Semcult que doou um novo boi para os brincantes, o Pingo de Ouro será uma das grandes atrações do festival.
“O Pingo de Ouro faz parte dessa rica cultura que Óbidos possui que mistura o profano e o religioso, já que o boi se apresenta junto com a folia de São José. Com recursos próprios conseguimos doar um novo boi e alguns materiais para que os foliões pudessem renovar a sua apresentação e se apresentar aqui na cidade depois de muito tempo”, explicou o secretário de cultura.
Gastronomia
O evento terá também diversas barracas de comidas típicas da região que serão montadas ao entorno da arena de apresentação. Os pratos e guloseimas serão vendidos a preços populares e os recursos arrecadados serão destinados as escolas da rede municipal, e outras organizações que serão as responsáveis pelo setor gastronômico.
Programação
O Festival Folclórico obidense terá oito atrações culturais apresentadas por alunos da rede municipal e grupos folclóricos da cidade e do interior.
PROGRAMAÇÃO
Ordem das apresentações
1 – Dança do Tacacá – Escola Guilherme Lopes de Barros
2 – Folia do Boi Flor do Campo – Escola Irmã Firmina
3 – Apresentação do “Mito da Ribite” – Escola José Tostes
4 – Carimbó Mistura Pauxis
5 – Apresentação da Lenda do Açaí – Escola São Francisco
6 – Boi Pingo de Ouro do Distrito do Flexal
7 – Dança do Siriá
8 – Rituais Indígenas – Escola Frei Edmundo Bonckosch
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMO