Em Juruti, profissionais da educação promovem ação dedicada à Comunidade Surda
A Prefeitura de Juruti, por meio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou nesta sexta-feira, 29, a Ação Pedagógica denominada “Setembro azul, mês dedicado à comunidade surda”.
De acordo com a Coordenadora de Educação especial da SEMED, Dilene de Jesus, a ação pedagógica tem como finalidade divulgar os avanços da comunidade surda em Juruti
Durante a programação palestras foram realizadas pelos profissionais da área de educação especial, e quem esteve presente acompanhou relatos de experiências vividas pelas famílias de pessoas com surdez.
A dona de casa Zeni Andrade, moradora da comunidade São Paulo, é mãe de Pedro Andrade, aluno da escola municipal Amauri Guimarães. O estudante possui problemas auditivos. Em seus relatos, dona Zeni falou das dificuldades que enfrenta e também dos avanços que o filho tem obtido a partir dos atendimentos especializados. “As dificuldades são enormes, mas com a ajuda dos profissionais de educação especial essas dificuldades vão diminuindo”, disse Zeni.
Lijailma da Silva, mãe de Lucas Silva, 14 anos, aluno da escola Zelinda de Souza Guimarães, em seu depoimento, emocionada, agradeceu aos professores de educação especial pela dedicação e o carinho que têm com seu filho dentro da escola. “Quero agradecer a esses professores pelo que fazem com esses alunos, sei que não é fácil, mas vejo no meu filho o reflexo da dedicação que esses professores têm”, disse Lijailma.
Participaram do evento a psicóloga Evillin Bruce (Secretaria de Assistência Social), a fonoaudióloga Cynara Rocha (SEMED), vereador Manoel Vítor, Secretário de Educação – Jonas Morais, intérprete de Libras, Prof. Thiago Leite, acadêmicos do Curso de Pedagogia, professores e alunos de Educação especial.
No meio urbano de Juruti, existem quatro salas de recursos multifuncionais da Educação Especial, atendendo alunos nas escolas municipais Sementinha do Saber, Zelinda de Souza Guimarães, Maria Lúcia e Maria Pereira.
A programação desta sexta foi realizada no auditório da Escola Municipal Zelinda de Souza Guimarães, no bairro Santa Rita.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMJ