Técnica de Enfermagem é agredida dentro da UPA 24 Horas
Um fato grave que chamou atenção de quem estava na UPA 24 Horas na manhã desta terça-feira, dia 17, foi a agressão sofrida por uma Técnica de Enfermagem, feita por uma acompanhante de uma paciente. Segundo informações, após a justiça expedir Liminar suspendendo parcialmente a Portaria nº 2.488, de 2011, limitando, assim, o exercício pleno do trabalho de enfermeiros e técnicos em enfermagem na Atenção Básica, os enfermeiros e técnicos de enfermagem não podem realizar consultas na qual oferece ao paciente diagnóstico de doenças e a prescrição de exames e medicamentos, bem como o encaminhamento para outros profissionais ou serviços.
NOTA DA PREFEITURA: A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lamenta a agressão física sofrida por parte da servidora pública e técnica em enfermagem lotada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ocorrido na manhã desta terça-feira (17). A Semsa se solidariza e informa que o setor Jurídico da Secretaria irá tomar todas as providências cabíveis ao caso.
Grávidas tem entrada exclusiva no Hospital Municipal |
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oficializou na manhã de segunda-feira (16), a entrada de pacientes grávidas que precisam de atendimento no setor de obstetrícia do Hospital Municipal, pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher. O objetivo é agilizar os atendimentos que antes eram realizados na recepção do Pronto Socorro Municipal (PSM), e assim, oferecer um serviço de saúde rápido, eficaz, seguro e humanizado, tanto para a mãe quanto para o bebê. A nova entrada tem uma sala de acolhimento exclusiva para as gestantes que serão atendidas por classificação de risco. De acordo com o prefeito Nélio Aguiar e o secretário de saúde Edson Ferreira filho, em breve essa entrada deve funcionar 24h. Por enquanto, será feita diariamente de 07h às 17h. Após esse horário a triagem dessas pacientes será feita na recepção do PSM. Para o prefeito Nélio Aguiar, essa mudança é um grande avanço para saúde, especificamente para as gestantes de Santarém. “É um passo muito importante, a gente quer chegar justamente num atendimento mais humanizado para as parturientes que procuram o serviço de obstetrícia em Santarém; Vai melhorar muito o fluxo tanto para os obstetras, equipe de enfermagem como também para as usuárias. Onde a gente realmente quer chegar é na retomada da construção do Hospital Materno infantil, para melhor atender as pacientes de Santarém e dos municípios vizinhos”, concluiu o prefeito. Segundo o secretário de saúde Edson Ferreira Filho, a entrada pela casa da mulher garante uma melhor privacidade e qualidade no atendimento para as gestantes . “É importante garantir atendimento de qualidade as gestantes, onde com esse horário inicial de entrada de 07h às 17h pela casa da mulher, vai garantir a privacidade, além de uma melhor classificação de risco na identificação de atendimentos de urgência. Os nossos profissionais foram treinados dentro dos critérios de humanização, então a tendência é só melhorar”. A dona de casa Francione Paiva, que está no 9º mês gestacional, avaliou com positiva e de muita relevância a nova entrada para o setor de obstetrícia. ” Ficou muito melhor e mais rápido! Lá pelo PSM a gente fica esperando e agora não, é exclusivamente para as grávidas. Sempre fui muito bem atendida quando procurei atendimentos de obstetrícia no PSM.” Em média 350 partos são realizados mensalmente no Hospital Municipal que conta com um Berçário contendo 07 incubadoras, 03 biliberços, 01 berço aquecido, 01 berço comum. O Centro de Referência Saúde da mulher está localizado na avenida Barão do Rio Branco, S/N. Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS |