Jornalistas do Unicef irão contar histórias sobre usuários dos serviços da Semtras
Santarém irá receber nesta quinta (26) e sexta-feira (27), uma equipe de jornalistas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que virá contar “histórias de vida” dos usuários dos serviços da Prefeitura de Santarém. Segundo a Comunicação do Unicef, a ideia dessas histórias é “humanizar os projetos e apresentar ao público quem são as pessoas impactadas com as iniciativas. Por meio das histórias de crianças e adolescentes, contamos sobre as principais ações do Selo, falamos sobre os desafios enfrentados por crianças e adolescentes e o que está sendo feito para superá-los”.
Nesta quinta-feira (25), a equipe estará das 9h às 11h visitando o equipamento da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Alter do Chão, e serão recepcionados por crianças, adolescentes do Serviço da Proteção de Atendimento Integral à Família (Paif), e acompanharão apresentação cultural do Grupo de Carimbó dos Adolescentes. No mesmo dia, a equipe, a partir das 14h, irá ao Cras Nova República. Os jornalistas irão palestrar e apresentar o aplicativo “Proteja Brasil”. Eles irão exibir relatos de histórias de vida com foco na reinserção dos adolescentes e serão recepcionados com apresentações culturais. O grupo de capoeira das crianças e adolescentes atendidas no Cras Urumari poderá mostrar a arte aprendida no Centro.
Na sexta-feira (27), às 9h, a equipe irá conhecer os trabalhos confeccionados pelos adolescentes em cumprimento de medidas Socieducativas em meio aberto, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Municipal. Às 14h, a equipe irá visitar a Escola Municipal Frei Fabiano Mers, e irá conhecer a experiência do controle de evasão escolar e desnutrição através da merenda escolar. Às 16h, os jornalistas do Unicef irão conhecer o relato de história de vida de enfretamento do trabalho infantil desenvolvido pelo Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), ligado à Semtras.
SOBRE O UNICEF: Segundo a página do Unicef Brasil na internet, o Unicef está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País. Participou das grandes campanhas de imunização e aleitamento materno; da mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente; do movimento pelo acesso universal à educação; dos programas de enfrentamento ao trabalho infantil; entre outros grandes avanços para a garantia dos direitos de meninas e meninos brasileiros.
Nas últimas décadas, o Brasil promoveu um forte processo de inclusão de crianças e adolescentes nas políticas públicas. Entretanto, uma significativa parcela da população continua excluída. Por isso, em seu programa de cooperação com o governo brasileiro para o período de 2017 a 2021, o Unicef concentra seus esforços nas meninas e meninos mais vulneráveis, com foco especial nas crianças e nos adolescentes que são vítimas de formas extremas de violência. Essas crianças e esses adolescentes em situação de maior vulnerabilidade estão espalhados por todo o Brasil, mas se concentram mais na Amazônia, no Semiárido e nos grandes centros urbanos. Por meio do Selo Unicef Município Aprovado, a entidade fomenta compromissos para a garantia dos direitos de crianças e de adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal brasileira. Nas grandes cidades, o Unicef atua com foco na redução das desigualdades intramunicipais, por meio da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU). Com o engajamento de todos, o Unicef espera promover mudanças positivas que possam potencialmente impactar a vida de todas as crianças e todos os adolescentes no Brasil.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS