Salão do Livro do Baixo Amazonas oferece 22 mil títulos a visitantes
Integrante da XXI Feira do Livro, maior evento de fomento à leitura do Estado do Pará, o Salão do Livro, que acontece entre os dias 24 de novembro a 3 de dezembro,no Espaço Pérola do Parque da cidade, a além de colocar à disposição dos seus visitantes 22 mil títulos, terá uma programação cultural intensa que engloba seminários, contação de histórias, workshops, shows, saraus de poesia, encontros literários locais e nacionais. “A realização do Salão no Baixo Amazonas é a prova que a Feira vem crescendo em direção aos municípios e que, mesmo com as dificuldades impostas pela recessão da economia, o evento chega a Santarém pelo décimo ano com apoio da prefeitura do Município, trazendo expositores de todo o Brasil e uma programação cultural vastíssima que valoriza não só autor local, mas também traz grandes nomes nacionais com o Dado Villa-Lobos e o educador português José Pacheco, que trará para o município a experiência de uma proposta educacional inovadora”, destacou Ana Catarina Brito.
O secretário de Cultura de Santarém, Luís Alberto Vieira refere-se a grande importância do evento para a região ao afirmar que “Santarém chegou à décima edição do Salão por entender o alcance e o significado que com que esta ação repercute nos municípios dessa região e por isso abraçamos essa causa”. O secretário aposta na duração dessa parceria e, na ocasião, disse que Santarém esperava a vinda do governador Simão Jatene para a abertura do Salão. O governador visitará, além de Santarém, outros municípios do Oeste do Pará.
A coordenadora da Feira, Andressa Malcher, destacou a importância da participação dos professores estaduais no acesso ao Credlivro, que garante um bônus de R$ 200, disponibilizado para cerca de 2 mil servidores de três regiões do Pará: Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu, que este ano teve ainda a adesão do município de Mojuí dos Campos, que vai liberar recursos próprios para atender aos professores de mais de 70 escolas da rede municipal de ensino. “Além dos professores da rede estadual, os professores desse município poderão acessar o crédito de cem reais, liberados pelo gestor municipal em um esforço de incentivo à leitura”, enfatizou.
Oportunidade de adquirir muitos títulos é o que oferece o X Salão do Livro do Baixo Amazonas, que trouxe para Santarém cerca de uma tonelada de livros. Segundo o representante da ANL, Robério Silva, o evento, para a cidade de Santarém, que tem apenas duas livrarias – uma de médio porte e outa de pequeno porte – será um excelente momento de aquisição de volumes promocionais e de grandes lançamentos. “Teremos livros com preços a partir de dez reais, assim como os últimos lançamentos do mercado editorial”, destacou Robério.
O Salão do Livro do Baixo Amazonas é uma promoção do Governo do Estado, com patrocínios da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) e Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e tem o apoio da ANL gestora comercial e responsável pela área de exposições do evento em Santarém.
Serviço: X Salão do Livro do Baixo Amazonas.
De 24 de novembro a 3 dezembro no Parque Municipal de Santarém.