Manifestantes protestam contra Hydro e fecham Barcarena
O município de Barcarena amanheceu nesta quinta-feira (14) todo bloqueado por manifestações contra a Hydro. Manifestantes de mais de 60 comunidades afetadas pela contaminação das bacias de rejeito químico da Hydro paralisaram todas as vias de acesso à Barcarena. Ninguém entra ou sai.
A disposição deles é ficar por tempo indeterminado.
Eles não entraram em confronto. Quando a PM chegar num local, eles sairão, mas haverá mais 8 a 10 outros locais bloqueados. A PM deverá se deslocar, e eles voltarão. Estratégia.
O clima está tenso, pois os moradores dessas comunidades cobram uma solução urgentes das autoridades contra a empresa Hydro, que está praticando esse crime ambiental na região. Segundo um morador, a cidade está “só poluição e desemprego”, o que contraria as propagandas da empresa Hydro, que destacam avanços econômicos e sociais.
“A Hydro devastou uma área correspondente a cerca de 2500 campos de futebol, removendo solo, desmatando, tudo para fazer as bacias de rejeitos, causando poluição”, explicou o advogado Ismael Moraes. De acordo com ele, são cerca de 60 comunidades atingidas pela irresponsabilidade da empresa.
Um dos principais problemas que vêm sendo denunciados por moradores é que mais de vinte bacias teriam sido construídas na área para receberem rejeitos químicos, o que estaria causando problemas ambientais.
HYDRO SE MANIFESTA SOBRE PROTESTO:
Temos acompanhado manifestações e reclamações sobre a empresa. A Hydro respeita a livre manifestação e está sempre aberta ao diálogo.
A companhia acredita que o pensamento exposto por esses grupos não representa a totalidade da população de Barcarena, da qual participamos e onde temos relevante contribuição econômica e social. Adotamos práticas empresariais socialmente responsáveis. Isso significa que fazemos negócios, mas sempre com o respeito pela comunidade e pelo ambiente onde estamos inseridos.
Sustentabilidade é uma das prioridades da Hydro, por isso a empresa apoia o desenvolvimento sustentável das comunidades. As operações em Barcarena têm sistemas robustos de monitoramento e gerenciamento de recursos hídricos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos. Hoje, a Hydro opera o depósito de resíduos sólidos (DRS-2) com a melhor tecnologia de controle ambiental disponível no mundo para a disposição desse material.
A Hydro reconhece que uma operação industrial tem impactos, mas a empresa estabelece padrões rígidos de controle, monitoramento e prevenção para garantir uma operação sustentável, respeitando as comunidades. A companhia preserva, por liberalidade, uma grande quantidade de terra que é mantida pela empresa como um cinturão verde entre suas operações e a comunidade. Todas as propriedades da Hydro estão dentro da Zona Industrial de Barcarena, de acordo com o Plano Diretor Municipal, desenvolvido com ampla participação das autoridades e da sociedade civil, nos anos 2006 e 2016.
Cerca de 80% dos trabalhadores da Albras e da Hydro Alunorte vivem nas proximidades das plantas com suas famílias. Os exames periódicos frequentes que atestem a saúde ocupacional desses funcionários demonstram que a operação da empresa não representa nenhum risco para a saúde do trabalhador ou para quem vive nas proximidades. Além disso, não há evidências científicas para provar qualquer ligação entre doenças na população e nossa operação.
Fonte: RG 15/O Impacto