MPE, MPF e IBAMA questionam Buriti, mas fecham os olhos para invasão do Juá
Tão rápido quanto os procedimentos adotados pelo Ministério Público Federal e Estadual, bem como do Ibama, para questionar as obras da empresa Sisa/Salvação no loteamento Buriti, às margens da Rodovia Fernando Guilhon, foram os questionamentos realizados pelo setor produtivo local.
Como pode o MPE, MPF e Ibama acionarem a Justiça quanto a uma obra que efetivada contribuiria com o desenvolvimento da cidade, gerando inúmeros de empregos diretos e renda para milhares de trabalhadores, bem como movimentaria o comércio, em meio à mais grave crise econômica enfrentada nos últimos anos. Ao mesmo tempo em que fazem o pleito na já sobrecarregada Justiça, quanto ao empreendimento, fecham os olhos de forma contumaz, sobre, talvez o mais grave crime ambiental em terras santarenas, o desmatamento na área de invasão do Juá.
Dizem os empresários, esse sim é um problema que a cada dia se agrava, e demonstra a parcialidade nas ações do MP e IBAMA no Município. Que tal acionar a Justiça para obrigar o governo do Estado a cumprir o mandado de reintegração de posse expedido há pelo menos dois anos? Cadê os pseudo-ambientalistas que lutaram com unhas e dentes pela paralisação da obra da Empresa Buriti, mas fecharam os olhos e ficaram calados com a invasão do Juá?
Enquanto esses órgãos fecham os olhos para essa problemática, as mazelas na área invadida se expandem até às margens do lago do Juá. Esse é o mais efetivo exemplo da chamada indústria de invasão de terra, dando forma ao crescimento urbano desenfreado, alicerçado em todo e qualquer tipo de irregularidade, não podendo ser de outra forma, pois tem na sua constituição um crime ambiental. Além do crime ambiental na invasão do Juá, existe o roubo de energia elétrica praticada à luz do dia pelos invasores.
Nota de esclarecimento: A SISA-SALVAÇÃO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA, empresa do Grupo Buriti, esclarece que obteve as licenças ambientais exigidas para as obras do Residencial Cidade Jardim em Santarém-Pará junto a SEMMA. Os projetos de urbanismo, terraplanagem, pavimentação asfáltica, rede de distribuição de água potável, rede de distribuição de energia elétrica com iluminação pública, rede de drenagem de águas pluviais, rede coletora de esgoto sanitário, paisagismo e cronograma de obras, foram devidamente apresentados às secretarias competentes: Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINFRA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e Coordenadoria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CHDU), todos seguindo rigorosamente a legislação em vigor para este tipo de empreendimento.
Fonte: RG 15/O Impacto
Um dos motivos de desistir de comprar imóvel em Santarém é esse.
Só coisa enrolada, sem documento, invasão.
Na cidade inteira se pode observar os loteamentos na base do “empurra”
Lotes Cortados sem critérios, e o que falar do padrão mixuruca o tal de 10×30?
CHUPA COREIA.. KKKK
LADRÃO DE TERRAS… KKKK
A EROSÃO DO DESMATAMENTO FEITO PELA SISA SALVAÇÃO E A BURITI DESTRUIU O LAGO DO JUÁ. O LAGO ESTÁ TODO ASSORIADO….
TEM QUE MULTAR OS CORREIAS JÁ….
A BURITI ESTÁ SOBRE UMA ÁREA DE GRILAGEM DE TERRAS PÚBLICAS POR PARTE DA FAMÍLIA DOS CORREIAS USANDO A SISA IMOBILIÁRIA PARA MONTAR DOCUMENTOS FALSOS E SE FAZER DONOS DO QUE NÃO SÃO. É PRECISO INVESTIGAR ESTA GRILAGEM DE TERRAS DA SISA SALVAÇÃO E MANDAR A SISA DA FAMÍLIA CORREIA E A BURITI REPLANTAR TUDO O QUE DESMATARAM, POIS VIROU SÓ EROSÃO AQUELA ÁREA QUE A SISA SALVAÇÃO DIZ SER DONO MAS NÃO É. DESMATAMENTO PARA UM MEGA EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO SEM AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL E SEM DOCUMENTAÇÃO DA TERRA É CRIME DOBRADO.
A OCUPAÇÃO DO JUÁ A CELPA JÁ COLOCOU ENERGIA LEGALIZADA POIS VERIFICOU A FRAUDE DOCUMENTAL DA SISA SALVAÇÃO…..
Só em Santarém Pará pra acontecer uma atrocidades dessa. Quer dizer que autorizar um empreendimento organizado, que poderia gerar vários empregos diretos e indiretos, renda para o município, não pode. Mas uma invasão, um cartão postal de bem vindo negativo desses pode. Sim seu MP estão vendados para essa invasão. Invadir pode! Gerar emprego e renda não pode? Cúmulo bdo absurdo.
Cumulo do absurdo , muita hipocrisia….
Invasão do Juá, não tem origem judicial que tire aquele povo todo da área.