Alcoa apoia formação de jovens na prática de economia e negócios em Juruti

Membros do Programa Miniempresa com voluntários e diretores da Alcoa, na entrega de certificados 

Conceitos sobre negócios, mercados, vendas, produção e gestão de pessoas, foram temas vivenciados na prática por uma turma de estudantes da 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais Emanuel Salgado Vieira e Raimundo de Souza Coelho durante a quinta edição do Programa Miniempresa. O programa é realizado pela Alcoa como parte das ações de responsabilidade social do empreendimento de mineração de bauxita que mantém no município, com apoio do Instituto Alcoa e da Junior Achievement. A quinta turma da Miniempresa fechou o ano de 2017 com diploma de “empreendedor-júnior” na mão.

O programa oferece aos estudantes, durante 15 jornadas, a experiência de administrar uma mini fábrica de cabides de alumínio. Os jovens aprendem a gerenciar o negócio com o apoio de funcionários da Alcoa que são conselheiros voluntários. A partir disso, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento com a venda de ações. A operação é similar a uma empresa real, com pagamento de impostos, salários e comissões sobre as vendas.

De acordo com Rogerio Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti, são experiências muito ricas para a juventude do município. “O projeto visa principalmente despertar o empreendedorismo nos estudantes, levando a compreensão prática de como funciona uma empresa, um diferencial no futuro profissional e carreira de cada jovem”, explica.

Cada turma da Miniempresa elege um presidente e seus diretores para as áreas de Recursos Humanos, Produção, Finanças e Marketing. Os jovens produzem e vendem cruzetas de alumínio, buscando o máximo de produtividade e rentabilidade, realizando a gestão completa de uma empresa. “A experiência é única, uma oportunidade gratificante”, relata Guilherme de Sousa Prata, 17 anos. “Confesso que quando entrei, não tinha ideia de como funcionava uma empresa. Como presidente desta turma da Miniempresa, aprendi a lidar com a pressão de tempo, direcionar a equipe e avaliar em todas as jornadas os resultados. Agora quero ser empresário!”, relata o estudante da Escola Vereador Raimundo de Souza Coelho.

“Acompanhar os estudantes no contraturno de aulas da escola, como voluntária, foi uma experiência enriquecedora. Na Miniempresa fui conselheira financeira e tive a oportunidade de compartilhar minha experiência sobre economia e recolhimento de impostos no contexto atual”, concluiu Jucinete Souza, Analista Financeira da Alcoa Juruti e voluntária da turma 2017 da Miniempresa.

Sobre a Alcoa no Brasil

A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o Great Place to Work Institute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Alcoa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *