Pacientes TFD de Santarém ganham nova Casa de Apoio em Belém
Prefeito Nélio Aguiar durante visita ao novo espaço
Sensibilizada e preocupada com a estrutura precária da antiga Casa de Apoio de Santarém, localizada em Belém, a Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou um novo espaço para os pacientes e acompanhantes usuários do SUS, que fazem Tratamento de Saúde Fora do Domicílio (TFD), na capital do Estado.
A nova casa é mais ampla, arejada, confortável, de fácil acesso aos cômodos, possui 29 camas, os quartos são todos no andar térreo facilitando acessibilidade dos pacientes, cada quarto possui um banheiro e armários embutidos, uma área livre para lazer – que pode ser utilizada pelas crianças para brincar e pelos pacientes para o banho de sol.
A antiga casa existia há mais de 20 anos e segundo relatos possuía quatro quartos no andar superior, somente um no térreo e apenas dois banheiros para atender toda a demanda de pacientes hospedados. “O prefeito Nélio Aguiar foi o primeiro a se sensibilizar e se preocupar com a estrutura que tínhamos, e não mediu esforços para dar o melhor tratamento aos pacientes e acompanhantes que chegam de Santarém até a capital. A nova estrutura oferece mais conforto, higiene e dignidade aos pacientes do TFD e acompanhantes que vem de Santarém, justamente no momento mais delicado de suas vidas. A localização da nova Casa também foi uma preocupação, até com isso fomos privilegiados, a casa fica próxima aos principais hospitais que a maioria dos pacientes fazem tratamento. E assim o sonho foi realizado. Buscar o bem estar do seu próximo é um ato de amor”, destacou a coordenadora da casa de Apoio, Markelly Monte.
A acompanhante de paciente, senhora Gleicianne Rêgo de Souza elogiou a mudança: “Posso dizer que é um sonho realizado, esperamos tanto tempo por isso e hoje nos sentimos felizes, com uma boa estrutura, ambiente arejado, espaçosa, aconchegante. Armários para que possamos guardar nossos pertences com segurança, a casa em si é bem segura, é autonível comparada com a antiga, posso dizer em poucas palavras que é 100%”, afirmou.
O paciente que precisa se hospedar na casa de Apoio, deve se enquadra nos seguintes requisitos:
-Residir em STM;
-Ter garantido o atendimento no município de destino, através de aprazamento das Centrais de Consulta e Leito;
-Ter esgotado todos os recursos de diagnósticos e terapia, no município onde reside.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMS