Diocese de Santarém promove Seminário sobre violência contra a mulher
A Diocese de Santarém realiza no dia 7 de março o Seminário “Levantamento da violência contra a mulher em Santarém”. O evento ocorrerá na sede da Pastoral do Menor Diocesana de 9h às 12h e é aberto ao público. A ação está em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2018 que é “Fraternidade e superação da violência” e com o dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
O objetivo do seminário é construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à Luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência. Além disso, a iniciativa pretende identificar o índice de violência contra as mulheres. “Nossa preocupação não é levantar somente a violência contra as mulheres adultas, mas também as adolescentes e crianças que são vítimas de diversos tipos de violência”, explicou a coordenadora da Cáritas Diocesana, Francely Brandão.
Ainda de acordo com Francely, neste evento pretende-se propor ações de prevenção, articulação e mobilização com mulheres que levem à superação da violência: “Não devemos ficar somente na discussão, precisamos agir para que as mulheres, adultas, adolescentes ou crianças, não sejam mais vítimas da violência e tentem superá-la”.
Para o seminário foram convidados os Conselhos Tutelares I, II e III, CREAS, Juizado da Infância e Juventude, PROPAZ, Maria do Pará, Secretaria Municipal de Saúde e Delegacia da Mulher.
O evento é organizado pelas Pastorais Sociais da Diocese de Santarém, Cáritas Diocesana e Secretariado de Campanhas da Diocese.
ABAIXO SEGUE A PROGRAMAÇÃO:
9h – Abertura
9h30 – 1ª Mesa: “Fraternidade e superação da violência” – análise de conjuntura
10h – 2ª Mesa – Levantamento da violência contra a mulher em Santarém
11h30 – Plenário
11h50 – Falas de encerramento
12h – Coquetel de encerramento
Fonte: RG 15/O Impacto e Aritana Aguiar/Pascom