Comarca de Santarém comemora 185 anos com eventos culturais e jurídicos
Santarém – Há 185 anos, numa data como hoje (14/05) era instalada a Comarca do Baixo-Amazonas que abrangia, no início, oito vilas dessa região e tinha como sede o Termo Judiciário de Santarém, criado à mesma época. Para comemorar a data, uma programação vem sendo elaborada por uma comissão de servidores e magistrados do Judiciário de Santarém, sob a coordenação do diretor do Fórum da Justiça Estadual juiz Cosme Ferreira Neto.
Os festejos serão realizados entre os dias 08 e 16 de junho, mas alguns eventos já começam a ser organizados a partir desta semana.
Programação – Palestras, concertos musicais, concurso de redação, entrega de comendas, exposições e ações sociais, fazem parte da programação dos 185 anos da Comarca.
Já na quarta-feira (16/05), será iniciado o Projeto A Justiça Vai À Escola, que consiste em palestras de magistrados e servidores sobre temas diversos em 10 escolas municipais.
A abertura oficial da programação ocorrerá no dia 08/06 em solenidade no Centro Cultural João Fona, onde a Comarca funcionou por um bom período, logo após sua criação. Ainda hoje, os móveis onde funcionava o tribunal do júri naquela época estão lá.
“O resgate da história de 185 anos do Judiciário em Santarém, a começar pelo local onde foram tomadas as primeiras decisões da Comarca, nos ajudam a pensar no futuro dessa instituição e sua importância para as cidades que a compõem: Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos”, enfatiza o juiz Cosme Neto.
A programação será encerrada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Ricardo Nunes, com entrega de comendas, selo comemorativo e casamentos coletivos, mas a exposição histórica ficará no Fórum até o final de junho.
PROGRAMAÇÃO
16/05 (Quarta-feira) à 10/06 (Domingo)
Projeto A Justiça Vai À Escola – Palestras de Juízes/Servidores nas escolas e Umeis com participação de educadores, alunos e professores.
08/06 (Sexta-feira)
09h00 – Solenidade de abertura dos festejos em comemoração aos 185 anos da Comarca de Santarém. Entrevista coletiva à imprensa.
Local: Centro Cultural João Fona.
19h00 – Concerto dos 185 anos da Comarca, com participação do Instituto Wilson Fonseca e entrega de certificados.
Local: Casa de Cultura historiador João Santos
11/06 (Segunda-feira) a 15/06 (Sexta-feira)
08h00 – Projeto Concilia Santarem, atividades de conciliação nas Varas Cíveis e Empresariais, Varas de Juizados Cíveis e Cejusc.
Local: Fórum de Santarém
08h00 – Semana da Paternidade (100 Kits de DNA), agendamentos na Ajufit, Cejusc e Varas Cíveis.
Local: Fórum de Santarém
11/06 (Segunda-feira) a 29/06 (Sexta-feira)
09h00 – Exposição 185 anos da Justiça em Santarém – com processos históricos, fotos e banners. Parceria com a Ufopa e Arquivo Geral do TJPA.
Local: hall do 2° piso do Fórum
14/06 (Quinta-feira)
09h00 – I Concurso Literário da Comarca de Santarém (cerimônia de premiação). O tema de redações e poesias é A Justiça em Nossa Cidade e vem sendo realizado junto às escolas municipais. Alunos devem entregar trabalhos na escola até o dia 30/05. As direções farão a seleção dos melhores trabalhos e entregarão no Fórum até 05/06, quando uma Comissão formada por servidores do Judiciário escolherá os três melhores trabalhos a serem contemplados com prêmios especiais.
Local: Salão do Tribunal do Júri
15/06 (Sexta-feira)
08h00 – Rede Itinerante de Proteção à Mulher, ação social da Vara de Violência Doméstica.
Local: Comunidades do Planalto.
09h00 – Cerimônia de encerramento das festividades dos 185 anos da Comarca de Santarém, sob a presidência do desembargador Ricardo Nunes, presidente do TJPA.
*Lançamento do Selo Comemorativo dos 185 anos (Correios)
*Entrega de Comendas à pessoas que contribuíram com o desenvolvimento da Comarca.
Local: Salão do Júri
16/06 (Sábado)
17h00 – Casamento Coletivo: cinquenta casais participarão de cerimônia coletiva de casamento, coordenado por juízes da Comarca. No encerramento da cerimônia, acontecerá um show com atrações musicais regionais. Com a participação das secretarias e Cultura e Assistência Social, em conjunto com o Cartório do 3° Ofício
Local: Centro Cultural João Fona.
Fonte: RG 15/O Impacto e TJPA