População de Santarém discutirá sobre transplante de órgãos nesta segunda
Evento ocorrerá das 18h às 22h no auditório do Campus de Santarém da Uepa
Será realizado no próximo dia 3 de setembro, às 18h, a 2ª Roda de Conversa Transplante de Órgãos em Santarém: desafios e perspectivas, no campus XII da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento está sendo organizado pela Liga Acadêmica de Nefrologia e de Transplante do Oeste do Pará (Lanefro) – formada por alunos de graduação em medicina do campus – juntamente com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA-Brasil).
Aberto ao público externo, o objetivo do evento é esclarecer à população santarena sobre a importância da doação de órgãos, uma realidade recente na região já que, em janeiro de 2017, foi realizado o primeiro transplante de rins de doador vivo no município e, em maio de 2018, o primeiro transplante de rins de doador morto.
A 2ª Roda de Conversa contará com a presença de profissionais envolvidos no processo de captação e doação de órgãos e capacitados para discutir as diferentes perspectivas do assunto, como o médico Valter Garcia, da Sociedade Brasileira de Nefrologia; o médico Emanuel Escócio, coordenador do evento; a psicóloga Eloísa Barros e o enfermeiro Valcicley Rosário, representante da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).
O evento ocorrerá das 18h às 22h no auditório do Campus de Santarém da Uepa. As inscrições custam dois reais e podem ser feitas na hora. Será emitido certificado de participação.
Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Pará