Alcoa e REDES/FIEPA apresentam plataforma de compras a fornecedores de Juruti e Santarém

Nova plataforma permite conexão segura e competitiva com fornecedores, por meio da ferramenta Alcoa Buy

A Alcoa promoveu, nos dias 03 e 04 de outubro, a apresentação da sua plataforma de compras de produtos e materiais a empresas fornecedoras de Juruti e Santarém, região do Baixo Amazonas. A iniciativa contou com a parceria da REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica, do Sistema FIEPA, e das Associações Comerciais e Empresarias de Juruti (ACEJ) e Santarém (ACES). Em duas sessões de apresentação, em Juruti e Santarém, estiveram presentes representantes de mais de 70 empresas fornecedoras, interessados em saber como poderão seguir com o fornecimento através desse novo ambiente digital.

O sistema permite que o fornecedor cadastre em uma plataforma digital todos os seus materiais e produtos, como material de expediente, de construção, administrativos e ferramentas em geral. Todos os contatos passam a ser feitos diretamente no sistema Alcoa Buy. Na escolha por um produto, a ferramenta também recalcula o preço quando comparado a outras regiões, descontando fretes e eventuais impostos que estão inclusos nas compras. Osistema também possibilita o acompanhamento de todas as etapas do processo de atendimento.

De acordo com Naum Pinheiro, gerente de Procurement da Alcoa Juruti, a ferramenta aumenta a competitividade do fornecedor da região e traz facilidade também para o comprador. “É uma assessoria eletrônica que vai ajudar o consumidor interno a ver o que os fornecedores da região estão oferecendo. Basicamente isso abre um caminho novo, moderno e rápido que é o caminho do e-commerce (comércio eletrônico) e a Alcoa está sendo pioneira nisso. Esperamos muita aderência a essa ferramenta, que vai se desdobrar em outras iniciativas. O objetivo é comprar cada vez mais na região, adquirindo aqui tudo aquilo que for possível e que hoje compramos em outros estados. É a modernidade chegando às compras na região”, explicou.

Todos os fornecedores interessados em participar da plataforma de vendas, deverão receber um treinamento específico sobre o sistema para, a partir disso, garantir a efetividade da implementação da ferramenta. Para Savio Andrade, empresário de Juruti, a plataforma soma e facilita a negociação com os fornecedores locais. “Às vezes não conhecemos as demandas da Alcoa, assim como a Alcoa não conhece todos os nossos produtos. A plataforma vem apresentar de forma prática tudo o que podemos oferecer”, observou.

Como forma de valorizar o apoio das indústrias mantenedoras, o gestor executivo da REDES/FIEPA, Marcel Moraes de Souza, entregou, no dia 03/10, durante o evento de apresentação da plataforma de compras, em Juruti, uma placa de agradecimento à Alcoa por ser uma indústria indutora da sustentabilidade econômica do Estado e de fomento direto à internalização das compras locais. “A indústria está na era 4.0, a era digital, que mudou as relações comerciais e de negócios. Então a Alcoa, como uma empresa global, rapidamente se adaptou e agora precisamos fazer com que os fornecedores locais se adaptem a essa nova era, para que haja o maior número possível de aderência, diante do potencial de fornecimento da região”, disse.

Marcel observou que há 18 anos, as compras locais representavam somente 19% do consumo das indústrias do Pará e hoje esse índice está em 58%, “graças ao trabalho conjunto das indústrias, de associações comerciais, fornecedores locais e do trabalho da Fiepa junto ao mercado regional”.

A Alcoa Juruti foi uma das empresas homenageadas no VI Prêmio REDES de Desenvolvimento, do Sistema FIEPA, realizado em agosto passado, por ter investido, em 2017,mais de R$ 290 milhões em compras no mercado paraense, para atender a demanda do empreendimento de bauxita que mantém em Juruti. Mais da metade desse montante, ou seja, R$ 152 milhões, foram investidos em produtos e serviços adquiridos no mercado jurutiense.

SOBRE A ALCOA NO BRASIL

A Alcoa opera no Brasil em cinco das seis unidades de negócios da Alcoa Corporation: Bauxita, Alumina, Alumínio, Fundição e Energia. A estratégia de transformação da companhia busca ampliar seus negócios na cadeia de valor do alumínio e criar operações na área de commodities globalmente competitivas. A Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo, Belém e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela oitava vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Também foi reconhecida pela 13ª vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o GreatPlacetoWorkInstitute; e uma das Melhores Empresas Para Começar a Carreira, segundo o Guia Você S/A. Para mais informações, visite www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

SOBRE A REDES/FIEPA

A REDES/FIEPA é uma inciativa do Sistema FIEPA pioneira na disseminação dos negócios de impacto e internalização das riquezas do estado Pará.Há 18 anos atua no desenvolvendo iniciativas de inovação e sustentabilidade econômica no ambiente de negócios industriais com foco principalem potencializar o crescimento e a evolução dos fornecedores paraenses e incentivar as compras locais. Para mais informações, acessar www.redesfiepa.org.br.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Alcoa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *