Projeto da Ufopa vence Concurso Latinoamericano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem
“CADAP: Cara de Aprendizagem” é uma ferramenta digital que analisa as emoções dos alunos durante as aulas.
O projeto “CADAP: Cara de Aprendizagem”, desenvolvido pela professora Carla Marina Paxiúba, do Programa de Computação da Ufopa, conquistou a primeira colocação no Concurso Latinoamericano de Tecnologias Educacionais para Aprendizagem (EduTech 2019), realizado no período de 1º a 4 de outubro de 2018 na Universidade Mackenzie, em São Paulo (SP). Com o tema “Nova geração de tecnologias educacionais para aprendizagem ao longo da vida”, o concurso buscou estimular o desenvolvimento de soluções educacionais apoiadas por tecnologias que impactem positivamente na aprendizagem.
Outro objetivo do concurso foi incentivar a divulgação de tecnologias voltadas para solucionar problemas reais do dia a dia das escolas e que afetam a retenção de conhecimento por parte dos alunos na América Latina. No total, 20 projetos foram selecionados para concorrer na primeira edição do concurso, que contou com a participação de avaliadores de empresas e instituições como Kroton, IBM, Cieb, Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade de São Paulo (USP).
Desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa e do projeto Acácia, financiado pela União Europeia, o “CADAP: Cara de Aprendizagem” é uma ferramenta digital que tem por objetivo reconhecer as emoções dos alunos, a partir das expressões faciais capturadas, durante a aula, por meio da câmara do celular ou notebook. O objetivo é saber como o aluno reagiu durante a apresentação da aula”, explica Carla Marina Paxiúba, que é doutoranda do PPGSND, sob orientação do professor Celson Lima.
“O objetivo principal da ferramenta é trazer o aluno para o centro do processo de aprendizagem, reconhecendo as emoções que eles estão sentindo durante as aulas, a partir das expressões faciais”, explica a docente. “Queremos promover uma melhoria na educação, pois poderemos saber o que o aluno sentiu quando ele visualizou as aulas dentro da ferramenta. Com isso, o professor poderá ajustar sua metodologia, sua forma de apresentar, a partir da reação emocional dos alunos”.
Alunos egressos do Programa de Computação, Marcelo Costa e Ygor Dutra da Silva também contribuíram no processo de construção da ferramenta, que, a princípio, pode ser utilizada no âmbito da educação à distância. De acordo com Carla Paxiúba, o CADAP surgiu no âmbito do projeto Acácia, financiado pelo programa Eramus+ da União Europeia, que tem por objetivo melhorar a educação na América Latina. “O Acácia é um projeto de cooperação internacional que conta com a parceria de diversas universidades da América Latina. No Brasil, temos duas universidades que fazem parte, uma delas é a Ufopa”, explica.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa