Vereador quer proibir uso de canudos plásticos em Santarém
O vereador Dayan Serique, na sessão ocorrida na Casa Legislativa na quarta-feira, 17/10, protocolou projeto de lei que proíbe uso de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, lanchonetes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis, barracas de praias e similares.
De acordo com o Projeto, de autoria do Vereador Dayan Serique, os estabelecimentos comerciais que necessitam do uso de canudos, devem usar aqueles que sejam fabricados com papel biodegradável e / ou reciclável, devendo estes serem embalados com material semelhante.
O projeto prevê ainda a aplicação de multas aos estabelecimentos que descumprirem a norma mandamental, a primeira multa 1000 UFM, e em caso de reincidência, a multa chegará a 3000 UFM.
Dayan Serique justifica o projeto com a finalidade pautada na necessidade de reduzir a emissão de poluente plásticos. A utilização de canudos plásticos é ínfima aos impactos e danos ambientais que este material causa ao meio ambiente. O uso de canudo é mais cultural do que necessário, no entanto algumas pessoas têm necessidade de usar canudos dobráveis, em razão de limitação de movimentos, o que deve ser utilizado de material biodegradável.
O vereador destaca que material biodegradável é tudo o que é elaborado a partir de plantas e animais. Papel, por exemplo, é biodegradável e renovável, por ser feito de árvores. Além de totalmente reciclado, é renovável pois, ao se derrubar uma árvore para fazer o material, pode-se plantar uma nova.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom