Crianças internadas no HMS recebem presentes do Papai Noel
A magia do natal invadiu o coração das crianças internadas na pediatria do Hospital Municipal de Santarém.
“Minha filha acordou hoje perguntando que horas o Papai Noel ia chegar. Ela disse queria entender como ele poderia ir até o Hospital. Ela estava bem curiosa e ansiosa”, contou a Regilene da Silva, mãe da Edirlane da Silva, 7 anos, que esta internada no HMS desde a última segunda-feira.
A ansiedade da pequena se transformou em nervosismo quando ela foi convidada para se vestir de “menininha noel” e ajudar na entrega dos brinquedos. Esse convite especial veio do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) da Unidade, responsável pela programação natalina realizada na manhã do dia 21 de dezembro, na pediatria.
Para ação social, o setor pediátrico foi todo ornamentado com o tema de Natal e quem estava por lá podia perceber os olhares curiosos e encantados das 18 crianças internadas. Elas queriam mostrar que também estavam na expectativa para conhecer o Bom Velhinho.
Toda essa ludicidade é muito importante nesta fase da vida, foi feita para amenizar a tristeza de não estar no ceio familiar no período natalino. “Nós sabemos como é importante a figura do Papai Noel e como esse personagem pode proporcionar alegria e transmitir amor dentro de um ambiente que não é favorável para uma criança permanecer”, afirmou o diretor geral do Hospital, Dr, Itamar Júnior.
O Papai Noel chegou ao som de flautas doces tocadas por um grupo de alunos do Instituto Maestro Wilson Fonseca. “Nossa, eu sempre quis conhecer ele”, disse Gustavo Cardoso, 4 anos, ao perceber que o Noel se aproximava para abraçá-lo.
A maioria dessas crianças irá passar a noite de Natal no leito da Unidade. Para psicóloga Ligia Ferreira, proporcionar momentos lúdicos para os pequeninos, ajuda a esquecer a saudade do lar e “pode ser uma fonte importante na recuperação mais rápida do tratamento clínico”, enfatizou.
Os jovens da “Trupe Só Riso”, vestidos de palhaços, também animaram as crianças. A programação que foi preparada contou com trabalhos voluntários, os brinquedos doados chegaram ao Hospital por meio de doação de empresas e pessoas que já tinham sido pacientes. O lanche recheado de frutas e bolos foi doação de alguns colaboradores do HMS. Além da pediatria, o Papai Noel foi até a enfermaria pediátrica da urgência e emergência para fazer a entrega dos presentes.
O Papai Noel conta que realizar essa atividade é gratificante. “Eu sou presenteado com cada olhar de surpresa e alegria das crianças. Poder oferecer um clima de paz e amor dentro de um Hospital não tem explicação”, se emocionou Elivaldo Cabral, o homem por trás das vestimentas do tão esperado homem Noel.
Fonte: RG 15/O Impacto e Natashia Santana