Novos residentes médicos e multiprofissionais são recebidos no HRBA
O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), recebeu os novos residentes médicos e multiprofissionais que vão aprimorar a formação na instituição. O hospital, atualmente, conta com 12 programas de residências médicas – incluindo Cirurgia Oncológica, Neurocirurgia e Pediatria – e um programa de residência multiprofissional, com foco na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia. Durante a jornada de acolhimento, que aconteceu durante toda a semana passada, os profissionais participaram de diversas palestras que mostram o funcionamento e as normas do hospital.
A enfermeira Laís Oliveira, de 22 anos, é residente de Ortopedia e Traumatologia. “Além dos conhecimentos que adquirimos aqui, nós conseguimos nos inserir de uma forma mais fácil no mercado de trabalho, devido a essa especialização agregar muito e não ter tantos profissionais formados na área”, afirma.
Para o residente Nilton Nogueira, de 23 anos, essa nova formação é fundamental para promover uma melhor assistência aos pacientes. “Minhas perspectivas estão cada vez maiores. Nós adquirimos bastante conhecimento prático, o que geralmente se exige nos hospitais e nos processos seletivos, então é necessário bastante prática”, explica.
A coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão, destaca a importância da formação desses profissionais para a assistência em saúde na Amazônia. “Nós fazemos essa formação de integração para melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes, embora já sejam profissionais formados, estão fazendo especialização, contribuindo, assim, com a consolidação do ensino”.
O Hospital Regional de Santarém atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. É gerenciado, desde 2008, pela entidade beneficente Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.
Fonte: RG 15/O Impacto e Joab Ferreira