Guedes bate boca na CCJ e ironiza: ‘Venezuela é que está boa’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, protagonizou um bate-boca com parlamentares durante audiência sobre a reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Enquanto falava sobre a importância de economizar R$ 1 trilhão com a reforma para que seja possível lançar o sistema de capitalização, o ministro foi interrompido por parlamentares da oposição e fez uma provocação, pedindo que eles falassem mais alto.

“Se quiserem, embarquem seus filhos nesse avião”, disse. Em seguida, foi interrompido pelos parlamentares, que gritaram “Chile”, em alusão ao sistema previdenciário do país.

Guedes, então, respondeu: “O Chile tem US$ 26 mil de renda per capita, quase o dobro do Brasil. Acho que a Venezuela está bem melhor”, provocou Guedes.

Vários parlamentares da oposição criticaram a provocação de Guedes. O deputado Henrique Fontana (PT-RS) começou a gritar fora do microfone. Guedes pediu que ele falasse mais alto. “Na hora que o senhor falar, eu vou falar. Fala mais alto”, disse o ministro para Fontana.

Guedes diz que errou ao responder deputados

Após muito tumulto, Guedes disse que errou ao tentar responder às colocações dos deputados que eram feitas enquanto ele falava.

“Eu cometi um erro sério aqui. Eu tentei responder a uma colocação da deputada Gleisi [Hoffmann, do PT] sobre o custo de transição. Eu quis ser atencioso. Eu tentei responder a ela. E começou todo mundo a perguntar. Eu sou muito respeitoso. Os senhores têm muita familiaridade com esse ambiente. Eu não. Os senhores podem considerar que eu posso cometer erros”, declarou.

Fonte: Portal Uol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *