Projeto “Soja Mais Sustentável” capacita agentes ambientais para a restauração florestal
“Iniciativa vem auxiliar nas questões sobre a regularização ambiental das propriedades rurais do Pará”.
Entre os dias 29 de março (segunda-feira) a 03 de maio (sexta-feira), agentes ambientais participam da capacitação “Restauração da Ecologia e Adequação Ambiental de Propriedades Rurais”. O curso ocorre na comunidade Carão, região da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns.
A oportunidade é promovida pela organização internacional sem fins lucrativos The Nature Conservancy (TNC) Brasil e o Instituto Federal do Pará (IFPA)/Campus Santarém, em parceria com a Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
A iniciativa vem atender a demanda regional para o alinhamento do conhecimento técnico a fim de auxiliar nas questões sobre a regularização ambiental das propriedades rurais no Pará.
É realizado dentro do projeto ‘Soja Mais Sustentável’, parceria entre a TNC Brasil e a Cargill com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Museu Paraense Emilio Goeldi e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semas).
O curso está destinado a técnicos e especialistas, públicos e privados, que trabalham com regularização ambiental, assistência técnica rural, elaboração de projetos de restauração, fiscalização e atividades para o cumprimento do Código Florestal Brasileiro (CFB).
O conteúdo foi construído após estudo e consulta sobre os principais entraves na elaboração e validação de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e diagnósticos de áreas degradadas.
Além disso, definição de metodologias eficientes à construção e execução de projetos de restauração das propriedades rurais, bem como melhoria dos relatórios e monitoramento das áreas.
“É uma proposta extremamente importante para quem atua diretamente nas questões ambientais em Santarém. Poderemos ter tanto conhecimentos teóricos discutindo os assuntos, quanto a prática na experimentação vivencial”, pontuou o chefe de fiscalizações da Semma, Arlen Lemos.
O curso será ministrado em três diferentes módulos mensais no ano de 2019. O primeiro com 4 encontros concentrados no mês de abril, o segundo com 6 encontros em maio e o terceiro com 4 encontros em junho.
Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém
Muito bom!