Acidente – Vídeo mostra engavetamento de veículos na Fernando Guilhon

Um acidente registrado na manhã desta quarta-feira, na avenida Fernando Guilhon, em frente ao Shopping, ocasionou engavetamento entre 4 veículos. Felizmente não houve vítimas, apenas danos materiais.

A equipe do BOAT da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) esteve no local para os procedimentos cabíveis.

O acidente aconteceu no trecho que contém um semáforo.  O relatório do BOAT deve apontar o condutor responsável pelo acidente.

Quem paga o prejuízo: Em caso de você se envolver em um engavetamento, saiba quem pagará os danos.

– No caso de um veículo que empurra todos:

Essa é uma das situações que podem ocorrer um engavetamento: quando um carro, que está por último, não consegue frear e bate no carro da frente. Que bate em outro, que bate em outro, que bate em outro, etc. De quem é a culpa?

Nesse caso, as colisões todas foram causadas pelo choque inicial do último carro. Ou seja, todas as colisões aconteceram por causa do empurrão inicial que ele deu no segundo carro, que bateu em outros em sequência. Por isso, o último carro é o culpado pelos danos de todas as colisões envolvidas.

Cabe ao condutor que deu o empurrão inicial, cobrir os danos causados por todas as outras colisões. Se você for esse condutor, terá de arcar com os custos de todas as batidas.

– No caso de uma freada brusca:

Uma outra situação que pode originar um engavetamento é quando um veículo freia bruscamente, e os veículos que vem atrás não conseguem frear a tempo. Nesse caso, o culpado é um pouco diferente.

Há um mito de que, quem freou, é o culpado. Porém, isso não é verdade. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro os motoristas devem manter uma distância segura do veículo a sua frente. Portanto, o veículo que bate atrás do carro que freou é o culpado, já que não respeitou essa distância segura.

Além disso, cada colisão é considerada um evento separado. Por exemplo, o carro A freia e faz com que o carro B bata nele, e o carro C bata no B. Os responsáveis pelo reparo de cada veículo são:

– Conserto da traseira carro A: veículo B

– Conserto da traseira carro B: veículo C

Ou seja, o veículo que está atrás, em cada evento separado, é o responsável pelo conserto. Cada um será responsável pela colisão que causou por não estar distante suficientemente do carro à frente.

RG 15/O Impacto

 

 

2 comentários em “Acidente – Vídeo mostra engavetamento de veículos na Fernando Guilhon

  • 13 de junho de 2019 em 16:40
    Permalink

    Ocorre que pra coisa séria, pra salvar vidas e evitar acidentes, nunca há verba para obras necessárias; cadê as passarelas, mesmo de metal, pra serem construídas na F.Guilhon ? Nem mesmo terminam a Olavo Bilac, que virá desafogar a Guilhon !

    Resposta
  • 12 de junho de 2019 em 11:54
    Permalink

    VIVO DIZENDO A TODOS, ALI JA ERA PRA TER 4 PASSARELAS ELEVADAS IGUAL NA BR 316 DE BELEM E OUTRAS CAPITAIS, O TRANSITO ALI NAO SO PARA QUANDO ALGUEM ATRAVESSA, COMO TEM VARIOS DESSES ACIDENTES E DIARIAMENTE. UMA SERIA FRENTE A MONACO, OUTRA NO ATACADAO, OUTRA NO MERCADINHO GAUCHINHO E OUTRA NO SHOPING RIO TAPAJOS.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *