Doação de sangue mobiliza a juventude de Santarém
Com lágrimas nos olhos Sara Fabiane entrou na sala de coleta de sangue do Hemopa Regional de Santarém e agradeceu. “É uma enorme gratidão para mim. Por duas vezes vim doar e não alcancei o peso. E desta vez deu certo”, festejou a jovem de 18 anos, estreante na doação de sangue, como sua amiga Milena Santana, também de 18 anos.
A presença de jovens na faixa etária de Sara e Milena é cada vez mais freqüente na causa da doação de sangue. Neste julho de 2020, o Hemocentro Regional de Santarém recebeu 762 voluntários à doação. Desses, 40% são jovens entre 16 e 29 anos.
Gente que já desenvolveu uma forte empatia pelo cuidado com o outro, como ensina Sara Fabiane. ”Quando entrei na sala de coleta fiquei toda arrepiada por saber que o meu sangue vai poder ajudar a salvar outras vidas”, disse ela.
A Fundação Hemopa também faz o trabalho de conscientização de crianças e jovens sobre o valor da doação de sangue por meio do projeto ‘Doador do Futuro’. Em parceria com escolas de ensino fundamental e médio, as equipes de captação de doadores realizam palestras, rodas de conversa e visitação guiada ao Hemocentro (Hemotur) para apresentar às crianças e jovens como funciona o processo e a importância social e humanitáriao da doação de sangue.
“A gente entende que a doação de sangue precisa ser colocada na sociedade como um estilo de vida. Acaba faltando sangue nos Hemocentros porque as pessoas não discutem a doação nas escolas nem no âmbito familiar. E desde que a gente conseguiu desenvolver este projeto nas escolas, o nosso estoque começou a melhorar aqui em Santarém”, ressaltou a assistente social, Telma Suenne.
Desde o início de 2020, já foram realizadas 12 ações de educação em saúde. Mesmo no cenário de pandemia, o Hemopa Santarém procurou alternativas para seguir mobilizando via internet.
“Não podemos parar. Fizemos o Hemotur online, palestras por vídeos com a equipe multiprofissional, ou seja, continuamos com a educação em saúde em parceria com as instituições. É muito gratificante ver o jovem que alcança a idade para doar vir ao Hemopa por vontade própria”, enfatizou Telma Suenne.
Critérios para ser um doador de sangue
Podem doar sangue pessoas a partir de 16 anos e até 69 anos de idade. Elas devem pesar mais de 50kg, estar bem de saúde e alimentadas no dia da doação. E claro, o jovem entre 16 e 17 anos não pode esquecer de ir acompanhado de um responsável legal para assinar a autorização de doador voluntário de sangue.
O responsável e o voluntário devem estar com um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte). Atenção. Carteiras de meia passagem ou de estudante não são aceitas.
É importante ressaltar que tatuagens e piercings inabilitam a doação por 1 ano. Portanto, antes de fazer a próxima tatoo ou colocar mais um brinco, faça a sua doação de sangue. Também não é possível doar tendo ingerido bebida alcoólica em menos de 24 horas.
SERVIÇO
O Hemocentro de Santarém fica na avenida Frei Vicente, 696, entre as Alameda 30 e 31 (Aeroporto Velho). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30.
Contato: (93) 3524-7550.
RG 15 / O Impacto com informações da Agência Pará