Polícia Civil apreende mais de 400Kg de cocaína e prende seis pessoas em Monte Alegre
Mais de 400 quilos de cocaína foram apreendidos e seis pessoas foram presas durante a Operação deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira (23), em Monte Alegre, Oeste do Estado. A ação policial foi deflagrada pelo Núcleo de Apoio à inteligência (NAI/Santarém) após investigação realizada pela Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC). A operação contou com o apoio do Núcleo de Inteligência Policial (NIP), Superintendência do Baixo Amazonas, Delegacia de Monte Alegre e Polícia Militar.
O entorpecente foi localizado na parte interna de uma embarcação, compartimento que possivelmente foi adaptado exclusivamente para o armazenamento da substância.
De acordo com o titular do NAI/Santarém, delegado Silvio Birro, a embarcação estava sendo monitorada desde o último sábado (17), após ter vindo do Estado do Amazonas para que a droga fosse distribuída em várias cidades do Pará.
Segundo o Delegado, as diligências iniciaram após uma denúncia. “Ao tomarmos conhecimento de que em Monte Alegre tinha uma embarcação transportando uma grande quantidade de droga, nos diligenciamos até o local e fizemos o monitoramento para localizarmos a balsa certa”, disse o delegado Silvio.
Durante o monitoramento no local, foi possível identificar uma mulher e um homem embarcando para Santarém em atitudes suspeita na quinta-feira (22), os quais ao serem abordados no desembarque, foram encontrados com uma quantia de R$100 mil em espécie do qual não souberam explicar a origem. Após ser interrogada, ela denunciou o marido, que seria o comandante da embarcação que estava em Monte Alegre. Diante do fato, os policiais deram voz de prisão em desfavor dela e do homem.
Dando continuidade a ação, após informações relatadas pela mulher foi possível realizar a abordagem na balsa onde a droga estava, local onde também foram presos outros quatro homens que estavam na embarcação, sendo um deles o marido da mulher, que seria o comandante da balsa.
Segundo o delegado da Divisão Estadual de Narcóticos, Jarson Silva, a Polícia Civil vem desenvolvendo um trabalho integrado com todas as unidades para que possa obter não apenas informações, mas identificar e localizar os suspeitos, assim como o entorpecente.
“Estamos trabalhando de forma integrada para que a apreensão ocorra e para que possamos identificar todos os envolvidos. A partir disso, muitas quadrilhas do tráfico serão desarticuladas”, afirmou Jarson.
Para o representante da Denarc, pelo volume de drogas e pelas circunstâncias encontradas no momento da apreensão existe a possibilidade de outras pessoas estarem envolvidas.
Ao todo foram apreendidos 447 quilos de cocaína, R$280.000 mil em espécie e seis pessoas foram presas, dentre elas, uma mulher.
Os presos e o material apreendido em Monte Alegre foram encaminhados para a Delegacia de Santarém, onde foi coletado material para perícia e realizado os procedimentos cabíveis.
RG 15 / O Impacto com Agência Pará