Comitê de crise decide por reabertura de cinemas, parques de diversões e self-service em Santarém
Em reunião na manhã desta quinta-feira, 29, na prefeitura municipal de Santarém, o Comitê de Crise decidiu pela reabertura de cinemas, parques de diversões, funcionamento de self- service em restaurantes e capacidade de reuniões com até 30 pessoas em Santarém (PA).
De acordo com o Membro do Comitê de Crise, Marcelino Xavier, as atividades flexibilizadas devem respeitar os protocolos de biossegurança, nos cinemas, parque de diversões e self-service são permitidas a capacidade de até 50% de pessoas. Com relação a reunião de grupos, que antes eram permitidas até 10 pessoas, a partir de hoje serão permitidas até 30, como fixou o município, diferente do decreto estadual que estipula até 50 pessoas.
Outras medidas para combate a pandemia continuam, como as fiscalizações baseadas na lei municipal quanto ao uso de máscara. Ainda segundo o membro do Comitê, só em abril foram registrados no total de 322 atuações de pessoas que insistem em não usar máscaras em locais públicos e estabelecimentos comerciais. Desde quando a lei começou a vigorar até a data de ontem, 28, foi possível registrar o total de 440 atuações.
Durante os fins de semana as equipes da Vigilância Sanitária em parceria com a Polícia Militar fiscalizam o uso da máscara em locais públicos e comerciais. As multas para quem infringir a lei variam em R$ 286,00 para pessoa jurídica (empresas) e de R$ 85,60 para pessoas físicas (CPF).
Por: Diene Moura
RG 15/ O Impacto – Colaborou Bena Santana